segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PESQUISA EMEI BAMBALALÃO 2011

EMEI BAMBALALÃO



Pesquisa realizada na EMEI Bambalalão entre pais, funcionários e professores, nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2011, sobre concepções de educação e escola, revela que a Comunidade Escolar deseja uma escola democrática, solidária, inclusiva, tolerante, ética, participativa e plenamente eficaz no desenvolvimento integral das crianças nos aspectos afetivo, cognitivo, físico e social, exercendo função complementar na educação e cuidado das crianças, preparando-as para a vida social e do trabalho, tendo em vista o bem comum da humanidade.

Foram distribuídos questionários com perguntas dissertativas sobre os seguintes temas: 1. O tipo de educação que aspiram para a escola; 2. A escola que almejam; 3. Como a escola deveria ser; 4. As necessidades da escola e 5. Pontos positivos da escola. Foram respondidos 17 questionários.

Indagados sobre o tipo de educação que aspiram para escola, responderam que consideram importante a educação que:

Ø  prepara os professores para desenvolver as habilidades das crianças;

Ø  proporciona o desenvolvimento integral da criança para torná-la um cidadão crítico;

Ø  estimula a criança para as atividades em sala de aula para conseguir um melhor aproveitamento cultural;

Ø  tem o foco na criança, em sua realidade, ampliando as suas experiências em busca de novas vivências;

Ø  é voltada para a aprendizagem, o convívio social, em que os conteúdos sejam significativos e tenham sentido para a criança;

Ø  busca soluções para os problemas do mundo, principalmente o meio ambiente;

Ø  desenvolve competências e habilidades e a prepara a criança, desde os primeiros meses de vida, para o exercício da cidadania, a vida social e do trabalho;

Ø  não autoritária que respeite e estimule a criatividade da criança, além de prepará-la, desde cedo, para uma postura autônoma e crítica diante da vida e da diversidade que esta comporta;

Ø  alcança a união e fraternidade entre as pessoas;

Ø  valoriza a leitura e contação de histórias;

Ø  tenha compromisso com os direitos dos cidadãos;

Ø  visa o desenvolvimento pleno da criança;

Ø  seja uma educação de princípios básicos, contribuindo para o bem estar físico e mental da criança, respeitando suas limitações.

Ø  seja fundamentada no respeito, carinho e amor;

Ø  voltada para o desenvolvimento completo da criança em parceria com os pais e/ou responsáveis.

Na segunda questão, responderam que almejam uma escola:

Ø  voltada para a preservação do meio ambiente e do planeta;

Ø  acolha as famílias em seu interior;

Ø  escola de qualidade;

Ø  transparente, humanista, que respeite as diferenças;

Ø  atrativa e que amplie a visão de mundo;

Ø  equipada com brinquedos pedagógicos e estrutura adequada para o ensino;

Ø  instituição de garantia dos direitos dos cidadãos;

Ø  instituição que respeite o tempo de aprendizagem e a singularidade de cada criança;

Ø  tenha ensino de qualidade, onde a criança evolua, de acordo com as expectativas, para ser tornar um cidadão crítico;

Ø  que promova a alfabetização no tempo certo, com turmas menores e professores capacitados;

Ø  inclusiva, com profissionais qualificados e que proporcione um ensino de qualidade;

Ø  democrática voltada para a cidadania, que atenda o aluno de forma integral e promova a integração escola-aluno-família;

Ø  lugar de comprometimento dos pais e professores;

Ø  espaço em que a criança se sinta feliz, os pais fiquem tranqüilos e conscientes do processo de aprendizagem do seu filho;

Ø  comprometida com o cuidar integral das crianças, realmente empenhada com o desenvolvimento, oferecendo um ambiente propício para o brincar.

Indagados sobre a visão que tinham de escola, responderam que a escola deveria ser:

Ø  voltada para a solução dos problemas da atualidade;

Ø  aberta às transformações, sem medo de mudar e se qualificar;

Ø  de ensino atrativo e inovador para as crianças, com materiais a disposição dos professores;

Ø  ampla, moderna, equipada com recursos tecnológicos;

Ø  lugar de acolhimento e desenvolvimento;

Ø  espaço educativo e também de lazer;

Ø  instituição de professores valorizados e estimulados para a oferta de ensino de qualidade;

Ø  espaço democrático de diálogo;

Ø  espaço de direitos dos cidadãos.

Para o aprimoramento da escola, os entrevistados fizeram as seguintes sugestões:

Ø  promover mais formação continuada dos professores e educadores;

Ø  colocar bebedouro nas salas;

Ø  fazer uma horta para as crianças;

Ø  desenvolver o relacionamento interpessoal;

Ø  promover meios de estimular a motivação dos professores e educadores;

Ø  aproximar as famílias da escola;

Ø  aumentar o número de brinquedos pedagógicos;

Ø  superar as dificuldades da limitação do espaço físico;

Ø  promover a capacitação dos estagiários bolsistas;

Ø  promover ações educativas de esclarecimento aos pais;

Ø  estabelecer maior parceria da escola com os pais na educação das crianças;

Ø  ampliar o espaço físico.

Foram apontados os seguintes pontos positivos da escola:

Ø  Profissionais preparados e criativos;

Ø  Ambiente acolhedor;

Ø  Compromisso dos educadores com a educação das crianças;

Ø  Alimentação saudável, de qualidade, cardápio elaborado por nutricionista;

Ø  Liberdade para brincar;

Ø  Respeito e carinho dos funcionários com as crianças;

Ø  Cuidados de saúde, higiene e aquisição de autonomia;

Ø  limpeza e higiene dos ambientes;

Ø  Valorização das necessidades das crianças;

Ø  Acolhimento dos pais na escola;

Ø  Participação dos pais nas reuniões;

Ø  Organização administrativa e pedagógica;

Ø  Comemoração das datas festivas;

Ø  Trabalhos e lembranças que os educadores preparam para as crianças presentearem os seus pais;

Ø  O projeto de leitura em casa;

Ø  Respeito ao tempo de desenvolvimento das crianças;

Ø  Formação acadêmica dos professores;

Ø  Comprometimento da equipe administrativa e docente;

Ø  Relacionamento com as famílias;

Ø  Preocupação com o bem-estar das crianças;

Ø  Atividades que combinam educação e recreação;

Ø  Organização das atividades escolares;

Ø  Preparo pedagógico com supervisores da área;

Ø  Experiências de materiais pedagógicos;

Ø  Orientações para o bom andamento do trabalho educativo;

Ø  Oferta de vaga no período integral proporcionando mais tranqüilidade para a mãe que trabalha fora do lar;

Ø  Troca de experiências entre pais e professores;

Ø  Cursos de atualização pedagógica;

Ø  Fortalecimento das horas de estudos semanais - HEs;

Ø  Dedicação dos professores e funcionários com as crianças;

Ø  Valorização das atividades pedagógicas de estímulo e aquisição de autonomia;

Ø  Organização da Rotina escolar;

Ø  Jardim e a arborização do espaço externo, as plantas frutíferas e ornamentais;

Ø  Abrigo de pássaros nas árvores;

Ø  Gestão participativa.

Ø  Atuação da Associação de Pais e Mestres.

Em pesquisa de satisfação realizada exclusivamente com pais, entre os dias 1 e 8 de setembro, 37 pais retornaram um questionário com perguntas objetivas sobre o desempenho da escola em vários aspectos qualitativos.

Quando indagados sobre a função da escola que atende a modalidade creche, 8% responderam que a creche pública deve ser oferecida para a mãe poder trabalhar, 24% disseram que a função da creche é cuidar e educar a criança enquanto a mãe trabalha e 68% consideram a creche uma instituição educacional destinada ao desenvolvimento completo da criança que deve ser oferecido mesmo que a mãe não trabalhe fora de casa.

A escola obteve aprovação de sua proposta pedagógica, projeto de leitura, projeto de música, organização da escola, atendimento do serviço administrativo, operacional e pedagógico, e alimentação e nutrição.

O espaço físico da escola foi avaliado em: Bom, 51%; Ótimo, 29%; Regular, 14% e Insuficiente, 6%.

            Sobre a preferência de horário para a realização das reuniões, 89% optaram durante o período de aula e 11% entre 18 e 21 horas. Para 62% dos pais, a dinâmica das reuniões é ótima e 38% a consideram boa.

            Quando perguntados sobre as vantagens da escola, 24% responderam a proposta pedagógica, 31% o horário integral, 24% a localização e 13% a educação alimentar.

            Sobre o que achariam que a escola poderia melhorar, responderam:

ü  Localização: 3%

ü  Infraestrutura: 67%

ü  Troca de informações entre Professores/Pais: 8%

ü  Comunicações da Secretaria Escolar: 3%

ü  Informações aos Pais sobre cardápios, calendários e outros eventos: 19%.

            Apresentaram também as seguintes sugestões para melhorar o trabalhar da escola e relacionamento da comunidade escolar:

  • aumentar o espaço físico da escola;
  • salas mais amplas;
  • melhorar a área do parquinho maior;
  • acelerar a construção do muro lateral para tornar a área mais limpa;
  • fachada da escola mais bonita;
  • refeitório;
  • sala de reunião;
  • criar oficina de ritmos;
  • estudar o procedimento de receber e entregar a criança pelo mesmo professor;
  • utilizar um caderno para relatar o comportamento da criança; 
  • abordar nas reuniões a importância da educação familiar;
  • falar com as crianças sobre as coisas de Deus, porque tem muitos pais que não tem religião;
  • conversar com os pais sobre a educação dentro de casa, por exemplo, desemprego, violência contra os filhos etc;
  • fazer as comemorações no período noturno ou sábado à tarde para os pais poderem participar;
  • criar um impresso com informação para os pais que estão iniciando na escola, contendo recomendações sobre o que por na mochila, por exemplo.



Convidados a opinar sobre as principais vantagens da escola, apresentaram o seguinte:

Ø  Entregar e pegar a criança na porta da sala;

Ø  Flexibilidade de Horários;

Ø  Tratamento dado às crianças e aos pais;

Ø  Professoras atenciosas;

Ø  Atendimento da escola;

Ø  Organização.





Assis, 12 de setembro de 2011.

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