EMEI BAMBALALÃO
Pesquisa realizada na EMEI Bambalalão entre pais, funcionários e professores, nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2011, sobre concepções de educação e escola, revela que a Comunidade Escolar deseja uma escola democrática, solidária, inclusiva, tolerante, ética, participativa e plenamente eficaz no desenvolvimento integral das crianças nos aspectos afetivo, cognitivo, físico e social, exercendo função complementar na educação e cuidado das crianças, preparando-as para a vida social e do trabalho, tendo em vista o bem comum da humanidade.
Foram distribuídos questionários com perguntas dissertativas sobre os seguintes temas: 1. O tipo de educação que aspiram para a escola; 2. A escola que almejam; 3. Como a escola deveria ser; 4. As necessidades da escola e 5. Pontos positivos da escola. Foram respondidos 17 questionários.
Indagados sobre o tipo de educação que aspiram para escola, responderam que consideram importante a educação que:
Ø prepara os professores para desenvolver as habilidades das crianças;
Ø proporciona o desenvolvimento integral da criança para torná-la um cidadão crítico;
Ø estimula a criança para as atividades em sala de aula para conseguir um melhor aproveitamento cultural;
Ø tem o foco na criança, em sua realidade, ampliando as suas experiências em busca de novas vivências;
Ø é voltada para a aprendizagem, o convívio social, em que os conteúdos sejam significativos e tenham sentido para a criança;
Ø busca soluções para os problemas do mundo, principalmente o meio ambiente;
Ø desenvolve competências e habilidades e a prepara a criança, desde os primeiros meses de vida, para o exercício da cidadania, a vida social e do trabalho;
Ø não autoritária que respeite e estimule a criatividade da criança, além de prepará-la, desde cedo, para uma postura autônoma e crítica diante da vida e da diversidade que esta comporta;
Ø alcança a união e fraternidade entre as pessoas;
Ø valoriza a leitura e contação de histórias;
Ø tenha compromisso com os direitos dos cidadãos;
Ø visa o desenvolvimento pleno da criança;
Ø seja uma educação de princípios básicos, contribuindo para o bem estar físico e mental da criança, respeitando suas limitações.
Ø seja fundamentada no respeito, carinho e amor;
Ø voltada para o desenvolvimento completo da criança em parceria com os pais e/ou responsáveis.
Na segunda questão, responderam que almejam uma escola:
Ø voltada para a preservação do meio ambiente e do planeta;
Ø acolha as famílias em seu interior;
Ø escola de qualidade;
Ø transparente, humanista, que respeite as diferenças;
Ø atrativa e que amplie a visão de mundo;
Ø equipada com brinquedos pedagógicos e estrutura adequada para o ensino;
Ø instituição de garantia dos direitos dos cidadãos;
Ø instituição que respeite o tempo de aprendizagem e a singularidade de cada criança;
Ø tenha ensino de qualidade, onde a criança evolua, de acordo com as expectativas, para ser tornar um cidadão crítico;
Ø que promova a alfabetização no tempo certo, com turmas menores e professores capacitados;
Ø inclusiva, com profissionais qualificados e que proporcione um ensino de qualidade;
Ø democrática voltada para a cidadania, que atenda o aluno de forma integral e promova a integração escola-aluno-família;
Ø lugar de comprometimento dos pais e professores;
Ø espaço em que a criança se sinta feliz, os pais fiquem tranqüilos e conscientes do processo de aprendizagem do seu filho;
Ø comprometida com o cuidar integral das crianças, realmente empenhada com o desenvolvimento, oferecendo um ambiente propício para o brincar.
Indagados sobre a visão que tinham de escola, responderam que a escola deveria ser:
Ø voltada para a solução dos problemas da atualidade;
Ø aberta às transformações, sem medo de mudar e se qualificar;
Ø de ensino atrativo e inovador para as crianças, com materiais a disposição dos professores;
Ø ampla, moderna, equipada com recursos tecnológicos;
Ø lugar de acolhimento e desenvolvimento;
Ø espaço educativo e também de lazer;
Ø instituição de professores valorizados e estimulados para a oferta de ensino de qualidade;
Ø espaço democrático de diálogo;
Ø espaço de direitos dos cidadãos.
Para o aprimoramento da escola, os entrevistados fizeram as seguintes sugestões:
Ø promover mais formação continuada dos professores e educadores;
Ø colocar bebedouro nas salas;
Ø fazer uma horta para as crianças;
Ø desenvolver o relacionamento interpessoal;
Ø promover meios de estimular a motivação dos professores e educadores;
Ø aproximar as famílias da escola;
Ø aumentar o número de brinquedos pedagógicos;
Ø superar as dificuldades da limitação do espaço físico;
Ø promover a capacitação dos estagiários bolsistas;
Ø promover ações educativas de esclarecimento aos pais;
Ø estabelecer maior parceria da escola com os pais na educação das crianças;
Ø ampliar o espaço físico.
Foram apontados os seguintes pontos positivos da escola:
Ø Profissionais preparados e criativos;
Ø Ambiente acolhedor;
Ø Compromisso dos educadores com a educação das crianças;
Ø Alimentação saudável, de qualidade, cardápio elaborado por nutricionista;
Ø Liberdade para brincar;
Ø Respeito e carinho dos funcionários com as crianças;
Ø Cuidados de saúde, higiene e aquisição de autonomia;
Ø limpeza e higiene dos ambientes;
Ø Valorização das necessidades das crianças;
Ø Acolhimento dos pais na escola;
Ø Participação dos pais nas reuniões;
Ø Organização administrativa e pedagógica;
Ø Comemoração das datas festivas;
Ø Trabalhos e lembranças que os educadores preparam para as crianças presentearem os seus pais;
Ø O projeto de leitura em casa;
Ø Respeito ao tempo de desenvolvimento das crianças;
Ø Formação acadêmica dos professores;
Ø Comprometimento da equipe administrativa e docente;
Ø Relacionamento com as famílias;
Ø Preocupação com o bem-estar das crianças;
Ø Atividades que combinam educação e recreação;
Ø Organização das atividades escolares;
Ø Preparo pedagógico com supervisores da área;
Ø Experiências de materiais pedagógicos;
Ø Orientações para o bom andamento do trabalho educativo;
Ø Oferta de vaga no período integral proporcionando mais tranqüilidade para a mãe que trabalha fora do lar;
Ø Troca de experiências entre pais e professores;
Ø Cursos de atualização pedagógica;
Ø Fortalecimento das horas de estudos semanais - HEs;
Ø Dedicação dos professores e funcionários com as crianças;
Ø Valorização das atividades pedagógicas de estímulo e aquisição de autonomia;
Ø Organização da Rotina escolar;
Ø Jardim e a arborização do espaço externo, as plantas frutíferas e ornamentais;
Ø Abrigo de pássaros nas árvores;
Ø Gestão participativa.
Ø Atuação da Associação de Pais e Mestres.
Em pesquisa de satisfação realizada exclusivamente com pais, entre os dias 1 e 8 de setembro, 37 pais retornaram um questionário com perguntas objetivas sobre o desempenho da escola em vários aspectos qualitativos.
Quando indagados sobre a função da escola que atende a modalidade creche, 8% responderam que a creche pública deve ser oferecida para a mãe poder trabalhar, 24% disseram que a função da creche é cuidar e educar a criança enquanto a mãe trabalha e 68% consideram a creche uma instituição educacional destinada ao desenvolvimento completo da criança que deve ser oferecido mesmo que a mãe não trabalhe fora de casa.
A escola obteve aprovação de sua proposta pedagógica, projeto de leitura, projeto de música, organização da escola, atendimento do serviço administrativo, operacional e pedagógico, e alimentação e nutrição.
O espaço físico da escola foi avaliado em: Bom, 51%; Ótimo, 29%; Regular, 14% e Insuficiente, 6%.
Sobre a preferência de horário para a realização das reuniões, 89% optaram durante o período de aula e 11% entre 18 e 21 horas. Para 62% dos pais, a dinâmica das reuniões é ótima e 38% a consideram boa.
Quando perguntados sobre as vantagens da escola, 24% responderam a proposta pedagógica, 31% o horário integral, 24% a localização e 13% a educação alimentar.
Sobre o que achariam que a escola poderia melhorar, responderam:
ü Localização: 3%
ü Infraestrutura: 67%
ü Troca de informações entre Professores/Pais: 8%
ü Comunicações da Secretaria Escolar: 3%
ü Informações aos Pais sobre cardápios, calendários e outros eventos: 19%.
Apresentaram também as seguintes sugestões para melhorar o trabalhar da escola e relacionamento da comunidade escolar:
- aumentar o espaço físico da escola;
- salas mais amplas;
- melhorar a área do parquinho maior;
- acelerar a construção do muro lateral para tornar a área mais limpa;
- fachada da escola mais bonita;
- refeitório;
- sala de reunião;
- criar oficina de ritmos;
- estudar o procedimento de receber e entregar a criança pelo mesmo professor;
- utilizar um caderno para relatar o comportamento da criança;
- abordar nas reuniões a importância da educação familiar;
- falar com as crianças sobre as coisas de Deus, porque tem muitos pais que não tem religião;
- conversar com os pais sobre a educação dentro de casa, por exemplo, desemprego, violência contra os filhos etc;
- fazer as comemorações no período noturno ou sábado à tarde para os pais poderem participar;
- criar um impresso com informação para os pais que estão iniciando na escola, contendo recomendações sobre o que por na mochila, por exemplo.
Convidados a opinar sobre as principais vantagens da escola, apresentaram o seguinte:
Ø Entregar e pegar a criança na porta da sala;
Ø Flexibilidade de Horários;
Ø Tratamento dado às crianças e aos pais;
Ø Professoras atenciosas;
Ø Atendimento da escola;
Ø Organização.
Assis, 12 de setembro de 2011.
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