MORDIDAS NA ESCOLA: Entendendo o problema
As mordidas são ocorrências comuns em turmas de
educação infantil, provocam muita preocupação e ansiedade nos pais, no entanto,
elas fazem parte do desenvolvimento normal das crianças até os três anos
de idade. Geralmente as mordidas começam a partir do 1 ano de vida.
O que sentem os pais da criança que mordeu?
Sentem-se envergonhados e culpados
O que sentem os pais da criança mordida?
Sentem-se constrangidos, culpados e também agredidos.
Normalmente questionam os cuidados que a escola está oferecendo e também os
pais da criança que mordeu por não corrigir adequadamente a criança.
Papel da escola na mediação do conflito
A coordenação da escola deve buscar junto aos pais e
professores as causas da mordida para intervir na prevenção do problema.
MOTIVOS
Descoberta do próprio corpo
Desde o aparecimento da dentição até por volta dos 2 anos
ou 3 anos, as crianças mordem brinquedos, sapatos e até os próprios pais,
professores e amigos para descobrir sensações e movimentos. Um dos motivos é a
descoberta do próprio corpo. O psicólogo francês Henri Wallon (1879-1962)
escreveu que assim a criança constrói seu "eu corporal". “É nessa
fase, em que ela testa os limites do próprio corpo, onde o dela acaba e começa
o da outra pessoa”.
Fase oral
Segundo o austríaco Sigmund Freud (1856-1939), a fase oral
compreende o período em que a criança sente necessidade de levar à boca tudo o
que estiver ao seu alcance, pois o prazer vital ou a sua libido está na cavidade
oral e nos lábios.
Morder para conhecer
As crianças mordem para conhecer. O que está em volta da
criança é objeto de seu interesse e ela quer conhecer, tocar, sentir o cheiro,
saber se é mole ou duro, quente ou frio, se rasga, quebra, e é pela boca que
ela vai experimentar essas consistências e sensações. Morder passa a ser uma
forma de interagir com o mundo, perceber os objetos e também provocar reações. Também
utiliza a boca para rejeitar ou aceitar alimentos, se comunicar, sorrir,
chorar, balbuciar.
Prazer pela boca
O primeiro contato da criança com o mundo acontece pela
boca, quando busca o seio materno e sente prazer em saciar sua fome. Quando morde um amigo descobre novas
sensações de prazer, como em ver o susto, a reação, o choro do colega.
Necessidade
de se comunicar
Como a criança ainda não domina a linguagem verbal a
mordida é utilizada para expressar descontentamento e irritação ou para
disputar a atenção ou objetos com os amigos.
Com o tempo, conforme a criança vai
aprendendo a se comunicar melhor através da linguagem, começa a trocar as
mordidas pelas palavras, conseguindo aos poucos, organizar e expressar seus
sentimentos e insatisfações de outra forma.
Quando entra uma criança nova no grupo
A criança pode ter sentimentos de insegurança, medo de
perder a atenção da professora ou ciúmes da criança que está chegando por
receber da professora mais atenção e cuidados especiais. Como ainda não
consegue expressar os seus sentimentos por meio de palavras, manifesta a sua
insegurança e ciúmes mordendo a criança nova.
Brincadeira dos pais dando pequenas mordidas
para manifestar carinho
São formas erradas de demonstrar carinho que
podem confundir a crianças, que reportam para outras crianças as mesmas
brincadeiras, porém podendo machucá-las, já que ainda não possuem domínio da
força da mandíbula. Essas atitudes das famílias, apesar de trazerem sentimentos
positivos, podem causar agressividade na criança que ainda não controla seus
impulsos e não sabe distinguir o certo e o errado.
Separação dos pais
A separação dos pais ou brigas presenciadas pela criança
geram desconforto e insegurança. Sem poder falar, os dentes viram um recurso de
expressão.
Desejos não atendidos
Nessa fase, a criança ainda está acostumada a ter seus
desejos atendidos prontamente, sendo comum demonstrar sua insatisfação, por
meio de mordidas, enquanto não aprende a falar direito.
Disputas de brinquedos
Cada
criança tem seu modo de reagir diante do que sente e do que acontece ao seu
redor. Nas disputas por brinquedos, algumas choram, esperando que um adulto
ajude, outras reagem mais intensamente, batendo ou mordendo.
Lidar com a ansiedade
Morder também
pode ser uma maneira da criança lidar com sua ansiedade, já que ainda não
consegue organizar e compreender direito suas emoções, ela descarrega os
ciúmes, a insegurança na mordida.
Situações estressantes, festas
Em
festas com grande número de pessoas, a criança pode morder por ansiedade ou
insegurança, descarrego de excitação ou
agitação.
Chegada de um irmãozinho
Sentimentos
de ciúmes e insegurança pela chegada de um irmãozinho podem ser causa de
mordidas.
Mudança de casa
A
criança sente dificuldade em assimilar novos ambientes, precisa de um tempo
para se adaptar e sentir-se segura.
Filho único.
O filho
único pode ser mais possessivo, egoísta e menos tolerante. Como ainda não
domina a linguagem verbal para expressar os seus sentimentos, tende a utilizar
a mordida.
Mudança
da posição passiva para a ativa
A criança que é mordida pode reagir querendo morder
também.
Rotina
da escola
Rigor no planejamento sistemático de atividades, falta de tempo livre para o desenvolvimento de atividades motoras e lúdicas ou
falha na supervisão das crianças.
COMO
TRATAR A CRIANÇA QUE MORDE
O professor deve ajudar tanto a criança que morde
como a que foi mordida. É preciso ter calma, conversar com a criança agressora,
mostrar que a mordida dói e que o amiguinho ficou triste e machucado. Explicar
que ninguém gosta de sentir dor. Ser firme e não brigar com a criança.
Identificar
as razões da mordida
Para evitar a instalação da agressividade no grupo,
perguntar por que mordeu o coleguinha, se a criança não souber responder,
oferecer algumas opções. Identificar o contexto em
que ocorrem as mordidas para estimular a substituição da mordida pela
argumentação verbal. Não isolar a
criança, estimular a convivência saudável e mostrar outras formas de
comunicação. Ficar mais atento com as crianças para reduzir as mordidas e
situações de agressividade.
Oferecer outras formas de comunicação
Quando a criança morde o amiguinho querendo o mesmo
brinquedo, o professor deve entrar com o recurso da palavra dizendo que essa
não é a melhor forma de conseguir o brinquedo, apresentando outro brinquedo ou
uma atividade para que a criança se interesse e perceba que há outros caminhos
para lidar com ansiedades, angústias, excitações. Estimular formas verbais de
resolução do conflito. Desenvolver atividades de expressão de linguagens –
gestos, danças, músicas, pinturas, brincadeiras livres, etc. Aumentar o tempo para
o brincar.
Não taxar a criança de mordedora
A expectativa de que a criança volte a morder, pode realmente levar a mais mordida.
Fazer um trabalho preventivo
As professoras devem
também realizar um trabalho preventivo, organizar o ambiente e redobrar a
atenção sobre as crianças para evitar novas ocorrências que levem a criança a
se machucar, agredir ou ser agredida por um colega. Manter sempre um professor
ou adulto próximo das crianças, pois elas se desorganizam muito rápido quando
se percebem sozinhas.
O que não fazer com a criança que morde
Dar bronca na frente de todo mundo pode deixá-la mais
nervosa e talvez mais agressiva. Não fazer combinados que a criança não possa
cumprir. Não deixar de castigo ou pedir para pensar no cantinho da sala.Deixar a criança se sentir premiada com o que
conseguiu através do comportamento inadequado. Ela não deve usufruir daquilo
que conquistou à base da mordida (isso vale para chutes, beliscões, tapas,
arranhões). Incentivar a dar o troco.
COMO TRATAR A CRIANÇA MORDIDA
A criança que é mordida precisa de acolhimento - atenção e ajuda - para
melhorar seus reflexos, expressar seu descontentamento e encontrar mecanismos
de defesa. Os pais e professores devem encorajá-la a se defender, porém jamais
incentivar o revide. Evitar o rancor, pois a criança que morde não é má,
muitas ainda não compreendem o conceito de dor.
Por José Helio da Silva
FONTE:
DITTMERS, Danielle. O
significado das mordidas.
MELO, Ana Maria;
VITÓRIA, Telma. Mordidas: agressividade ou aprendizagem?
REVISTA NOVA ESCOLA.Como lidar com as
crianças que mordem.
VENEZIAN, Juliana de Albuquerque; OLIVEIRA, Bruna
Ronchi Oliveira; ARAUJO, Maria Augusta da Costa. O manejo da agressividade da
criança: o que uma mordida quer dizer?
INSTITUTO AVISA LÁ. Mordidas na
Primeira Infância.
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