terça-feira, 24 de maio de 2016


CONSELHO DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO
ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 – 17/05/2016
Aos dezessete dias do mês de maio de 2016, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano dois mil e dezesseis, com a presença dos seguintes conselheiros: Adriana Messias Bavaresco. Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes, Ana Lídia Souza Fernandes, Ana Paula Albino, Cristiane Aparecida Santana Santana Sales, José Helio da Silva Lázaro de Carvalho Júnior, Nayara Júlia Deliberador Faria e Pabla de Oliveira. O diretor da escola, José Helio da Silva, iniciou a reunião dando posse aos novos conselheiros para o mandato do ano 2016. Em seguida fez uma exposição sobre os objetivos do Conselho e de sua atuação na gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola, salientando a sua finalidade de auxiliar na gestão da escola, resolver dúvidas e propor medidas de racionalização e eficiência dos serviços. Em seguida o diretor da escola colocou aos presentes a necessidade de eleição para a escolha do presidente do Conselho de Escola. Os membros foram convidados a apresentar candidatura, sendo eleita Ana Lídia Souza Fernandes, representante dos pais. Na sequência, foi colocado em discussão o terceiro item da pauta de convocação: Aprovação do Plano de Ação da Associação de Pais e Mestres da EMEI Bambalalão. Quanto aos recursos da APM, o diretor informou que a escola recebe recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Ministério da Educação. Esses recursos são classificados em pagamento de despesas de custeio e capital, sendo custeio os bens de consumo não duráveis e capital os bens duráveis. Neste ano, em receitas de capital, a escola iniciou o ano com R$ 24,81 acrescidos de R$ 2.440,00 depositados em 05 de janeiro de 2016, que totalizaram R$ 2.464,81. Foram realizadas aquisições de dois rádios portáteis (R$660,00), uma máquina de lavar roupa (R$ 1.269,00) e uma câmera fotográfica digital (R$ 407,09). O saldo atual é de R$ 128,72. Neste ano, em receitas de custeio, a escola iniciou o ano com R$ 16,80 acrescidos de R$ 2.440,00 depositados em 05 de janeiro de 2016, que totalizaram R$ 2.4456,80. Foram realizadas aquisições de diversos materiais de consumo no valor de R$ 622,68 e brinquedos, seis velotrois e 4 balanços. O saldo atual é de R$ 464,12. Esses saldos precisam ser liquidados até o mês de junho. Sobre a Festa do Sorvete, a Associação de Pais e Mestres obteve o lucro de R$ 2.716,25. O saldo da conta Recursos Próprios (Festa do Sorvete) ficou em R$ 3.105,61. O diretor sugeriu que o demonstrativo de aplicação dos recursos fosse colocado no mural da escola, tendo a aprovação dos conselheiros. Diante da demonstração dos recursos do PDDE e Próprios, os membros do Conselho de Escola aprovaram o Plano de Ação da APM.
PLANO DE AÇÃO 2016
EXECUÇÃO DE CAPITAL E CUSTEIO
NECESSIDADES
LOCAL
04 balanços para bebês para serem colados em duas estruturas existentes.
Parquinho
02 Rádios portáteis com funções de gravação, reprodução e função karaokê
Classes dos Maternais I e II
Brinquedo velotrol
Berçários II
02 Câmeras Fotográficas
Classes
Aparelhos de DVD
Salas de aula
Tapetes antiderrapantes
Banheiros
Cortinas
Salas de aula, refeitório dos berçários II e sala dos professores
Lixeiras com pedal
Banheiros
Tapetes antiderrapantes
Banheiros das crianças
Peças de encaixe
Classes
Colocação de trincos grandes
Portões das salas
Cumbucas
Cozinha e lactário
Colheres de sobremesa
Lactário
Panela de pressão de 12 litros
Cozinha
Arquivo
Secretaria
Monitor
Sala de Coordenação
Espelho
Banheiro do Berçário II
Materiais de consumo diversos
Diversos setores
Livros
Biblioteca
Os conselheiros reafirmaram a necessidade de substituição dos trincos nos portões de entrada das salas de aula (13 unidades), colocação de cortinas nas salas de aula, principalmente no refeitório dos alunos do berçário II e na sala dos professores. Algumas salas estão precisando de aparelhos DVD. Os tapetes antiderrapantes são importantes para a segurança na hora do banho. Raquel Evangelista informou que são necessários 18 metros de tapete. No momento, a escola fará um teste comprando alguns metros para os banheiros dos berçários II e Maternal I. O preço do tapete é alto. As armações dos cestos de lixo também precisam ser adquiridas. As cumbucas foram solicitadas para a Cozinha Piloto, a escola está aguardando a remessa. Os conselheiros sugeriram a aquisição de mais brinquedos tipo velotrol e peças de encaixe. Na sequência da pauta houve a aprovação das Normas de Gestão e Convivência com a alteração do horário de saída da tarde a partir das 16h40, o Calendário Escolar e o Calendário de Atividades Comemorativas sem qualquer restrição. Sobre a participação nas Comemorações do aniversário da cidade, os conselheiros concordaram que as crianças são muito pequenas para participarem do desfile de aniversário da cidade. Em discussão de outros assuntos, o diretor anunciou a volta do Projeto Sementinha de Leitor no segundo semestre. O projeto tem o objetivo de incentivar a leitura em família e a criação de momentos de intimidade entre pais e crianças. Esses momentos de dedicação exclusiva à criança são importantes para o seu desenvolvimento, pois quando a criança sente que ela é amada, fica mais segura e estando mais segura ela aprende mais. A criança leva um livro na Sexta-Feira para a casa e devolve na próxima Quarta-Feira. O livro fica em casa para ser lido em momentos especiais a serem criados para a leitura. Quando retornam com o livro as professoras pedem para a criança recontar a história incentivando a sua criatividade e imaginação. Para a implantação nas classes de Maternal II são necessários pelo menos 100 livros. Nayara Deliberador sugeriu a compra de livros na loja dos R$ 10,00 na Avenida Rui Barbosa, ao lado da “Casa e Coisas”, os livros são diferentes, bem acabados e com preços acessíveis. Sugeriram também a compra de livros de R$1,00. Pabla de Oliveira sugeriu que a escola elabore atividades com a participação das crianças, faça uma peça de teatro uma vez por mês de uma história que lida pelas crianças, com dramatização e uso de fantasias. Adriana Bavaresco falou que a escola desenvolve o Projeto Contação de Histórias toda Sexta-Feira, em algumas oportunidades as crianças também participam das encenações. Cristine Sales disse que as crianças maiores participam mais e as crianças menores por vezes choram. José Helio sugeriu que a escola solicitasse a participação dos pais no Projeto Sementinha de Leitor através da doação de livros, sendo a sugestão aprovadas pelos membros do Conselho de Escola. Dessa forma, o projeto poderia atingir outras turmas. Os pais indicaram algumas lojas da cidade que vendem livros infantis de R$ 10,00. Nayara perguntou sobre a cortina no berçário I, sendo respondida que o problema foi solucionado com a colocação de insufilm. Plaba de Oliveira sugeriu a colocação de cortina blackout. Para alguns conselheiros as cortinas de tecido mais práticas para lavar e higienizar. Adriane do Rocio perguntou sobre a frequência na lavagem das toalhas de banho, pois encontrou uma toalha suja no banheiro. Os professores informaram que as toalhas são lavadas uma vez por semana e sempre que for necessário. Lázaro perguntou sobre o horário do banho, sendo informado que as crianças que frequentam o período integral e usam fraldas tomam um banho por dia. Quando já tomaram o banho do dia e fazem cocô ou xixi recebem meio banho ou do tronco para baixo. As crianças do período parcial tomam meio banho ou banho sempre que fizerem coco ou xixi. Os conselheiros representantes dos pais perguntaram sobre a rotina da escola, horário do sono, refeições. Os conselheiros informaram sobre vazamento de água em sanitário do berçário II-C e vazamento de água pelo sifão do box. Os conselheiros falaram sobre a venda de fotos das crianças e consequente arrecadação de recursos para as salas. O diretor que depende da iniciativa dos professores das salas. Nada mais havendo a tratar, o diretor da escola agradeceu a presença e colaboração de todos e encerrou a reunião às dezenove horas e quarenta minutos, da qual redigi e lavrei a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola e pelos demais membros participantes.

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