CONSELHO
DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO
ATA
DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 – 17/05/2016
Aos dezessete dias do mês de maio de 2016,
realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas
e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano
dois mil e dezesseis, com a presença dos seguintes conselheiros: Adriana
Messias Bavaresco. Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes, Ana Lídia Souza
Fernandes, Ana Paula Albino, Cristiane Aparecida Santana Santana Sales, José
Helio da Silva Lázaro de Carvalho Júnior, Nayara Júlia Deliberador Faria e
Pabla de Oliveira. O diretor da escola, José Helio da Silva, iniciou a reunião
dando posse aos novos conselheiros para o mandato do ano 2016. Em seguida fez
uma exposição sobre os objetivos do Conselho e de sua atuação na gestão
pedagógica, administrativa e financeira da escola, salientando a sua finalidade
de auxiliar na gestão da escola, resolver dúvidas e propor medidas de
racionalização e eficiência dos serviços. Em seguida o diretor da escola
colocou aos presentes a necessidade de eleição para a escolha do presidente do
Conselho de Escola. Os membros foram convidados a apresentar candidatura, sendo
eleita Ana Lídia Souza Fernandes, representante dos pais. Na sequência, foi
colocado em discussão o terceiro item da pauta de convocação: Aprovação do
Plano de Ação da Associação de Pais e Mestres da EMEI Bambalalão. Quanto aos
recursos da APM, o diretor informou que a escola recebe recursos do Programa
Dinheiro Direto na Escola, do Ministério da Educação. Esses recursos são
classificados em pagamento de despesas de custeio e capital, sendo custeio os
bens de consumo não duráveis e capital os bens duráveis. Neste ano, em receitas
de capital, a escola iniciou o ano com R$ 24,81 acrescidos de R$ 2.440,00
depositados em 05 de janeiro de 2016, que totalizaram R$ 2.464,81. Foram
realizadas aquisições de dois rádios portáteis (R$660,00), uma máquina de lavar
roupa (R$ 1.269,00) e uma câmera fotográfica digital (R$ 407,09). O saldo atual
é de R$ 128,72. Neste ano, em receitas de custeio, a escola iniciou o ano com
R$ 16,80 acrescidos de R$ 2.440,00 depositados em 05 de janeiro de 2016, que
totalizaram R$ 2.4456,80. Foram realizadas aquisições de diversos materiais de
consumo no valor de R$ 622,68 e brinquedos, seis velotrois e 4 balanços. O
saldo atual é de R$ 464,12. Esses saldos precisam ser liquidados até o mês de
junho. Sobre a Festa do Sorvete, a Associação de Pais e Mestres obteve o lucro
de R$ 2.716,25. O saldo da conta Recursos Próprios (Festa do Sorvete) ficou em
R$ 3.105,61. O diretor sugeriu que o demonstrativo de aplicação dos recursos
fosse colocado no mural da escola, tendo a aprovação dos conselheiros. Diante
da demonstração dos recursos do PDDE e Próprios, os membros do Conselho de
Escola aprovaram o Plano de Ação da APM.
PLANO DE AÇÃO 2016
EXECUÇÃO DE CAPITAL E CUSTEIO
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NECESSIDADES
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LOCAL
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04 balanços para bebês para serem colados em duas
estruturas existentes.
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Parquinho
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02 Rádios portáteis com funções de gravação,
reprodução e função karaokê
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Classes dos Maternais I e II
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Brinquedo velotrol
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Berçários II
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02 Câmeras Fotográficas
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Classes
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Aparelhos de DVD
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Salas de aula
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Tapetes antiderrapantes
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Banheiros
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Cortinas
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Salas de aula, refeitório dos berçários II e sala
dos professores
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Lixeiras com pedal
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Banheiros
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Tapetes antiderrapantes
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Banheiros das crianças
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Peças de encaixe
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Classes
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Colocação de trincos grandes
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Portões das salas
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Cumbucas
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Cozinha e lactário
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Colheres de sobremesa
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Lactário
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Panela de pressão de 12 litros
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Cozinha
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Arquivo
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Secretaria
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Monitor
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Sala de Coordenação
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Espelho
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Banheiro do Berçário II
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Materiais de consumo diversos
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Diversos setores
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Livros
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Biblioteca
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Os conselheiros reafirmaram a
necessidade de substituição dos trincos nos portões de entrada das salas de
aula (13 unidades), colocação de cortinas nas salas de aula, principalmente no
refeitório dos alunos do berçário II e na sala dos professores. Algumas salas estão precisando de
aparelhos DVD. Os tapetes antiderrapantes são importantes para a segurança na
hora do banho. Raquel Evangelista informou que são necessários 18 metros de
tapete. No momento, a escola fará um teste comprando alguns metros para os banheiros
dos berçários II e Maternal I. O preço do tapete é alto. As armações dos cestos
de lixo também precisam ser adquiridas. As cumbucas foram solicitadas para a
Cozinha Piloto, a escola está aguardando a remessa. Os conselheiros sugeriram a
aquisição de mais brinquedos tipo velotrol e peças de encaixe. Na sequência da
pauta houve a aprovação das Normas de Gestão e Convivência com a alteração do
horário de saída da tarde a partir das 16h40, o Calendário Escolar e o
Calendário de Atividades Comemorativas sem qualquer restrição. Sobre a
participação nas Comemorações do aniversário da cidade, os conselheiros
concordaram que as crianças são muito pequenas para participarem do desfile de
aniversário da cidade. Em discussão de outros assuntos, o diretor anunciou a
volta do Projeto Sementinha de Leitor no segundo semestre. O projeto tem o
objetivo de incentivar a leitura em família e a criação de momentos de
intimidade entre pais e crianças. Esses momentos de dedicação exclusiva à criança
são importantes para o seu desenvolvimento, pois quando a criança sente que ela
é amada, fica mais segura e estando mais segura ela aprende mais. A criança
leva um livro na Sexta-Feira para a casa e devolve na próxima Quarta-Feira. O
livro fica em casa para ser lido em momentos especiais a serem criados para a
leitura. Quando retornam com o livro as professoras pedem para a criança
recontar a história incentivando a sua criatividade e imaginação. Para a
implantação nas classes de Maternal II são necessários pelo menos 100 livros.
Nayara Deliberador sugeriu a compra de livros na loja dos R$ 10,00 na Avenida
Rui Barbosa, ao lado da “Casa e Coisas”, os livros são diferentes, bem acabados
e com preços acessíveis. Sugeriram também a compra de livros de R$1,00. Pabla
de Oliveira sugeriu que a escola elabore atividades com a participação das
crianças, faça uma peça de teatro uma vez por mês de uma história que lida
pelas crianças, com dramatização e uso de fantasias. Adriana Bavaresco falou
que a escola desenvolve o Projeto Contação de Histórias toda Sexta-Feira, em
algumas oportunidades as crianças também participam das encenações. Cristine
Sales disse que as crianças maiores participam mais e as crianças menores por
vezes choram. José Helio sugeriu que a escola solicitasse a participação dos
pais no Projeto Sementinha de Leitor através da doação de livros, sendo a
sugestão aprovadas pelos membros do Conselho de Escola. Dessa forma, o projeto
poderia atingir outras turmas. Os pais indicaram algumas lojas da cidade que
vendem livros infantis de R$ 10,00. Nayara perguntou sobre a cortina no
berçário I, sendo respondida que o problema foi solucionado com a colocação de
insufilm. Plaba de Oliveira sugeriu a colocação de cortina blackout. Para
alguns conselheiros as cortinas de tecido mais práticas para lavar e
higienizar. Adriane do Rocio perguntou sobre a frequência na lavagem das
toalhas de banho, pois encontrou uma toalha suja no banheiro. Os professores
informaram que as toalhas são lavadas uma vez por semana e sempre que for
necessário. Lázaro perguntou sobre o horário do banho, sendo informado que as
crianças que frequentam o período integral e usam fraldas tomam um banho por
dia. Quando já tomaram o banho do dia e fazem cocô ou xixi recebem meio banho
ou do tronco para baixo. As crianças do período parcial tomam meio banho ou
banho sempre que fizerem coco ou xixi. Os conselheiros representantes dos pais
perguntaram sobre a rotina da escola, horário do sono, refeições. Os
conselheiros informaram sobre vazamento de água em sanitário do berçário II-C e
vazamento de água pelo sifão do box. Os conselheiros falaram sobre a venda de
fotos das crianças e consequente arrecadação de recursos para as salas. O
diretor que depende da iniciativa dos professores das salas. Nada mais havendo a
tratar, o diretor da escola agradeceu a presença e colaboração de todos e
encerrou a reunião às dezenove horas e quarenta minutos, da qual redigi e
lavrei a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da
escola e pelos demais membros participantes.
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