terça-feira, 20 de setembro de 2016

Ata da Reunião de Pais do dia 23 de agosto de 2016


Aos vinte e três dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, às dezoito horas e quinze minutos, realizou-se a terceira reunião de pais do ano de dois mil e dezesseis, conforme convocação do dia dezessete do mês de agosto do ano de 2016, nas respectivas salas de aula e na sala de reuniões, sendo registrada a seguinte presença: Berçário I-A/manhã – 11 (61%); Berçário I-A/tarde – 12 (67%); Berçário I-B – 11 (61%); Berçário 2-A – 21 (62%); Berçário 2-B – 22 (63%); Berçário 2C – 15 (42%); Maternal I-A – 11 (35%); Maternal I-B – 20 (62%); Maternal II-A – 11 (48%); Maternal II-B – 13 (52%); Maternal II-C – 10 (40%) e Maternal II-D – 12 (48%); totalizando a presença de 169 (53%) pais de 320 crianças matriculadas.


Lançamento do Projeto de Leitura “Sementinha de Leitor”, na Sala de Reuniões, o diretor José Helio da Silva apresentou aos pais das classes de Maternal II o Projeto de Leitura em Casa “Sementinha de Leitor”.  Trata-se de um projeto de incentivo à leitura proposto pela escola aos pais com a finalidade de incentivar a formação do hábito de leitura em casa.  Segundo o diretor, a criação de um ambiente de leitura no lar das crianças proporciona o aumento da autoestima da criança, aprofunda o vínculo afetivo entre pais e crianças, desenvolve a linguagem oral e escrita, e a imaginação e a criatividade. A formação do hábito de leitura em casa contribui para fazer da leitura uma atividade prazerosa, estimula à fantasia e a imaginação das crianças, forma crianças leitoras pela imitação de adultos que leem e também o conhecimento dos símbolos gráficos, das letras e das palavras. Explicou que toda sexta-feira a criança leva um livro em uma sacola estilizada para ser lido junto com sua mãe, pai ou irmãos, durante o final de semana, preferencialmente antes do sono da criança, na cama ou em outro local, em um momento especialmente dedicado à leitura. Na terça-feira seguinte, a criança devolve o livro e conta para a professora e colegas como foi a sua leitura. Na sexta-feira pega novamente a sacola com outro livro para ser lido em casa. O diretor recomendou aos pais a conservação dos livros, para lerem junto com a criança e se por ventura acontecer algum acidente com o livro, fazer a doação de outro livro para o projeto. Encerrada a reunião especial sobre o projeto, os pais encaminharam-se para as respectivas classes dos alunos. 

Berçário I-A



Realizou-se no dia vinte e três de agosto  do ano de dois mil e dezesseis , a partir das 18h20 a terceira reunião de pais na “EMEI Bambalalão”, na sala de aula B1-A. Após a apresentação das professoras, foram tratados diversos assuntos importantes para o decorrer do ano letivo, as orientações e recomendações foram:
- Período de adaptação, horário e esclarecimentos, momento esse que se torna difícil para os pais e filhos;
- Rotina da escola e orientação para os pais seguirem o máximo que conseguirem a mesma rotina em casa;
- Horários de entrada e saída do período da manhã e da tarde;
- Horários de remédios, com sugestão para que sempre que possível seja feito a medicação em casa, principalmente por se tratar de crianças de período parcial;
- Alimentos trazidos pelos pais  e servidos com a autorização da direção da escola;
- Higiene das crianças (cortar as unhas);
- Festa do sorvete que será realizada em 24 de setembro das 14h00 às 17h00, um momento da família na escola, onde terão espaços diversos (pintura de rosto, massinha, pintura no papel com tinta guache/lápis de cor) e o parque no pátio coberto disponível para as crianças brincarem, sendo entregue os cupons do sorvete para os pais presentes com um total de 10 unidades por criança.
Foi aberto na reunião um momento para sugestão dos pais, porém nenhuma mãe, pai ou responsável manifestou-se. Nada mais a tratar, foi encerrada a reunião e as dúvidas/esclarecimentos dos pais sobre os filhos foram tratadas individualmente.

Berçário I-B



Na reunião de pais foram abordados diversos assuntos, entre eles: a rotina da sala, os horários de entrada e saída, a higiene bucal das crianças, a limpeza e corte das unhas, a organização da bolsa, as trocas de frio e calor que devem mandar para as crianças não ficarem em falta, assim como as fraldas também.
Falamos sobre a festa do sorvete que será realizada na escola com atividades de lazer para a família e as crianças. Já entregamos os cupons para quem estava presente.
Conversamos sobre a alimentação das crianças, principalmente, sobre o leite, nós fizemos novas atualizações nas fichas sobre qual leite cada um toma para não acontecer erros.
Falamos um pouco sobre nossas atividades pedagógicas no dia a dia, como são feitas e sobre o semanário.
Algumas mães fizeram perguntas, pois nós abrimos espaço para isso, então respondemos de acordo.
Pedimos sugestões para quem quisesse opinar em algo, algumas mães falaram sobre as festas realizadas na escola, que poderiam pelo menos a Festa Junina ser aberta ao público, conversamos e dissemos que iríamos passar a sugestão para a gestão. Nada mais a tratar a reunião foi encerrada.

Berçário II-A




A reunião com os pais foi realizada nos termos da seguinte pauta: 1. Apresentação das professoras e do horário de trabalho de cada professora; 2. Exibição do vídeo “Educa Sempre”; 3. Informações sobre a rotina, banhos, trocas, cardápio, e atividades pedagógicas; 4.Necessidade de roupas, escova de dentes, lenços umedecidos (entrega mensal); 5. Envio de sacolinha para colocar as roupas sujas; 6. Pedido aos pais para cortar as unhas das crianças, cuidar do cabelo; 7. Informação que a escola não se responsabiliza por acessórios ou adornos das crianças (brincos, etc); 8. Informação sobre a metodologia e objetivos das atividades pedagógicas, a valorização da atividade  motora, visual, auditiva e dos sentidos; 9. Apresentação do cardápio; 10. Apresentação do quadro com as atividades programadas para o mês; 11. Esclarecimento sobre a necessidade dos pais entregarem a criança para a professora e não a professora pegar a criança do colo dos pais; 12. Necessidade de preenchimento de autorização para a escola ministrar remédios; 13. Troca de informações sobre mordidas e comportamento das crianças; 14. Entrega dos cupons da festa do sorvete; 15. Esclarecimentos de dúvidas; 15. Apresentação de sugestões (A mãe do aluno Otávio sugeriu a mudança do fornecedor dos sorvetes).

Berçário II-B


Estiveram presentes 22 pais, dando inicio às 18h20min, as professoras agradeceram a presença de todos os pais presentes e começaram com os assuntos presentes na pauta, primeiramente a professora Talita fez a leitura de um  texto relacionado ao desenvolvimento da criança, o físico, emocional, social,  a linguagem, ao comportamento e elogios. Em seguida fez- se a leitura das normas de convivência e gestão da escola, lembrando aos pais de manterem na bolsa dos filhos lenço umedecido, pomada especifica, roupas de frio e calor, sempre mais de uma troca, sapatos adequados com a estação e “sacolinhas” ou saquinhos para serem colocadas  as roupas sujas e molhadas.  Pediu-se muita atenção com as unhas e piolho para se evitar possíveis arranhões, e que sempre que acontecer das crianças estarem com as unhas compridas ou com piolhos, serão enviados bilhetes. Após foi relatado os horários de entrada e saída, entrada: período da manhã das 7h00 às 8h00, em caso de atraso o responsável deverá passar na secretaria para autorizar a entrada da criança,  caso contrário, as professoras não poderão recebê-la . E no período da tarde, houve  alteração, sendo a entrada das 13h00 às 13h10, passando do horário, seguir os mesmos procedimentos citados acima. Os pais foram orientados a sempre atualizarem a ficha da criança na secretaria, com telefones e pessoas autorizadas a retirar a criança da escola. Foi explicado detalhadamente sobre cada fase da  rotina da sala aos pais. Todos se mostraram bem atenciosos enquanto ouviam. O cardápio foi relatado pelas professoras com ênfase nas crianças que apresentam alguma restrição alimentar ou alergia. Também foi mencionado e explicado sobre o plano mensal e a necessidade da mãe providenciar uma pasta de plástico ou papelão para as atividades realizadas. Como sugestão a mãe da aluna Pérolla sugeriu que quando fossem colocadas as fotos na rede social da escola que separassem as turmas para facilitar o acesso, esse foi o pedido da maioria. Foi informado sobre a festa do sorvete que acontecerá no dia 24/09/2016 (sábado) e as professoras Valéria e Lucinete foram perguntando a quantidade de fichinhas que os pais gostariam de colaborar, enquanto ocorria a entrega a professora Talita foi tirando dúvidas dos pais com relação ao comportamento dos filhos. Após,  os pais foram se retirando e alguns conversando com as professoras. Nada mais a tratar a reunião foi encerrada ás 19h20min.
PROFESSORAS: LUCINETE, VALÉRIA E TALITA

Berçário II-C


Nossa reunião contou com a presença de 14 pais de um total de 37 crianças. Para começarmos fizemos um breve relato sobre a história da Educação Infantil, pois vários pais tinham dúvidas de como funciona o estabelecimento escolar. Em seguida, falamos sobre a rotina (entrada, lanche, roda de conversa, músicas, atividade dirigida, troca de fralda, higiene, almoço, sono etc.). Esclarecemos como irão acontecer os projetos do 3º e 4º bimestre, o que contou com a aprovação e satisfação de todos. No geral, a reunião foi satisfatória., Ficamos à disposição para conversarmos individualmente com as mães esclarecendo dúvidas em relação à retirada da fralda e comportamento do filho. Finalizamos mostrando a pasta de atividades das crianças e agradecendo a presença de todos.
Profªs Jackeline, Denize e Cristiane – 23/08

Maternal I-A


Iniciamos a reunião agradecendo a presença de todos e lendo um livro “ Agora não Bernardo” de David Mckee. Apresentamos as últimas atividades de papel, sempre salientando que as atividades de papel não são a prioridade para essa faixa etária, onde priorizamos atividades mais concretas, reais e lúdicas. Mostramos aos pais o quadro de combinados, onde falamos da importância das regras e da parceria com os pais. Pedimos a colaboração dos pais para que deixem a bolsa sempre organizada, trazendo roupas adequadas e em quantidade suficiente e sacolas plásticas para guardar as roupas sujas. Reforçamos a importância dos cuidados com a higiene das unhas e cabeças, evitando surto de piolhos. Também pedimos lenços umedecidos para as crianças que estão ainda usando fraldas e para quem quiser fazer o uso da mesma em seu filho. Entregamos os cupons da festa do sorvete e discutimos sobre a semana do dia das crianças. Concluímos que os pais irão colaborar com os doces, enriquecendo as sacolinhas surpresas e também irão colaborar com quatro reais e cinquenta centavos por criança, para   comprarmos os espaguetes para confeccionarmos os cavalinhos. A mãe da Rafaela irá doar algodão doce e as professoras doarão    as máscaras para darmos às crianças. Finalizamos a reunião esclarecendo as dúvidas dos pais sobre o comportamento de seu filho.

Maternal I-B



A reunião iniciou-se com o agradecimento pela presença dos pais. Em seguida, foi esclarecido sobre o       horário de entrada e que os portões serão fechados nos horários combinados, quem chegar após o horário estabelecido terá que entrar pela entrada principal e assinar o livro de atraso com a devida justificativa,  para então receber uma autorização de entrada para ser entregue à professora na sala de aula. Também foi discutida a  atualização dos dados cadastrais na secretaria, como endereço, telefone, etc.  A importância da higiene das unhas, cuidado com o cabelo das crianças para evitar piolhos, sobre o banho na escola somente das crianças que usam fraldas ou que necessitarem. Algumas bolsas ou mochilas são muito pequenas e não tem onde guardar as blusas de frio, se possível o envio de blusas maiores. Também foi comentado sobre as capinhas das escovas de dentes e das que precisam ser trocadas em função do uso. Foi solicitado o envio de sacolas plásticas para colocar roupas sujas, sapatos adequados, se possível sem cadarço e mais roupas.  Quanto a medicação, procurar estabelecer intervalos que possibilitem uma única administração na escola, como nos casos de oito  em oito horas. Foi solicitada também a colaboração de todos na festa do sorvete. Os professores pediram aos pais para irem preparando uma blusa vermelha ou branca para seu filho e um gorro de natal, quando estiverem à venda, para a apresentação de fim de ano.
PROFESSORAS: MARA,SOLANGE E VIVIANE
ESTAGIÁRIA: NATÁCIA

Maternal II-A



Inicialmente os pais reuniram-se na sala de reuniões para ouvirem as  orientações do diretor José Hélio, sobre o Projeto Sementinha de Leitor dos maternais 2A, 2B, 2C e 2D, em seguida, os pais seguiram para as devidas salas de seus filhos. Já na minha sala, junto ao M2B, agradecemos a presença dos pais e parceria deste momento, reforçamos a importância e cobrança do horário de entrada e saída dos períodos da manhã e tarde, a rotina escolar, a importância da roda e da  leitura diária, as atividades individuais e coletivas,  as sequências didáticas do plano mensal, o uso do parque,  os brinquedos pedagógicos na sala e na escola que estão a disposição das professoras e crianças, o momento do almoço e jantar, ressaltado a importância e como ele funciona. Orientamos  sobre a importância da higiene, mesmo sem ter caso de piolho e a orientação do corte das unhas. Citamos ainda, o projeto de trânsito que acontecerá na escola e algumas etapas que contaremos com a exclusiva participação dos pais e após as crianças serão envolvidas em atividades lúdicas. As pastas de atividades foram expostas aos pais durante toda reunião na sala para a observação dos registros de seus filhos durante as semanas vivenciadas na escola. E já por fim, entregue os cupons da Festa do Sorvete e o pedido de contribuição para escola em prol da arrecadação financeira para custear gastos de materiais e bem feitorias as crianças no dia a dia escolar. Aberto as dúvidas e sugestões, não houve manifesto. Nada mais a tratar a reunião foi encerrada.
Profª Andréia

Maternal II-B



Aos vinte e três dias do mês de  agosto de dois mil e dezesseis, às dezoito horas na EMEI Bambalalão,  realizou-se a terceira reunião de pais do maternal II B. Iniciou-se  na sala de reunião presidida pelo diretor José Hélio da Silva que explicou sobre o Projeto Sementinha de Leitor. Em seguida, os pais foram para a sala de aula, onde os itens da pauta foram explanados. Reforçou-se  a entrega dos livros e  como é importante a leitura para as crianças junto com os pais.  Foi realizada a entrega dos cupons da Festa do Sorvete e explicado aos pais que o pagamento deve ser feito até o dia quinze  de setembro. Foi lembrado aos pais para trazerem a pasta das crianças para serem guardadas  as atividades realizadas  e canecas para aqueles que ainda não trouxeram. Reforçou-se o horário de entrada e saída das crianças que é para os pais cumprirem o horário certo. As atividades foram disponibilizadas para apreciação  dos pais. Ao final,  as mães tiveram um momento, individual,  para conversarem com a professora sobre o desempenho escolar dos filhos.   Estiveram presentes doze pais da sala do maternal ll B. Nada mais a tratar a reunião foi encerrada.
Professora: Fabiana Cristina da Silva

Maternal II-C


Aos vinte e três dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezesseis, ás dezoito horas e quinze minutos, teve inicio na Emei Bambalalão a Reunião de Pais do 2° semestre, do maternal II C, - professoras Fabricia e Keila, para tratar dos seguintes assuntos: Apresentação do Projeto Sementinha de Leitor; Horários de entrada e saída dos alunos; Projetos que serão desenvolvidos no semestre; Higiene (cortar unhas. Piolhos, etc.); Entrega dos livros do projeto; Festa do sorvete- 24/09 e entrega dos cupons; Apresentação do lego que foi comprado com o dinheiro das fotos; Pastas para guardar atividades dos alunos; Rotina da sala de aula; Dúvidas e sugestões. Os pais ficaram a par da vida escolar de seus filhos e puderam sanar dúvidas em relação ao desenvolvimento e comportamento dos mesmos. Estiveram presentes  à reunião dez pais. Nada mais havendo a tratar,  a reunião foi encerrada ás dezenove horas e vinte e cinco minutos.
Profª Keila Dutra.

Maternal II-D


Os pais foram recepcionados na sala de reuniões onde o diretor José Hélio apresentou o projeto “Sementinha de Leitor”. O diretor falou sobre a importância e andamento do projeto, conscientizando os pais e passando dicas de leitura para o momento com os filhos. Em seguida, os pais foram conduzidos à sala de aula, dando continuidade à pauta. Foram tratados assuntos gerais e específicos, individualmente, com os pais que solicitaram. Sobre os assuntos gerais, tratou-se  novamente sobre o projeto “Sementinha de Leitor”, esclarecendo dúvidas, entregando os livros e também sobre o projeto de Trânsito. Foi informado sobre  a Festa do Sorvete e distribuição dos  cupons. Relembrou-se ainda alguns assuntos de higiene, como unhas e piolhos, alertando aos pais para que sempre cuidem destes dois aspectos a fim de evitar medidas mais drásticas em prol da criança. A questão dos horários de entrada e saída que vêm sendo constantemente desrespeitados, avisando sobre as novas medidas que serão tomadas (papel de autorização de entrada que deverá ser entregue à professora). Os pais se mostraram apreensivos, porém, compreenderam os motivos que envolvem o bom andamento coletivo e funcionamento de toda a escola. Outros assuntos referentes à organização da sala de aula, como “o dia do brinquedo” e pedido de pastas para organização dos materiais das crianças também foram tratados. Foi esclarecido sobre algumas atividades desenvolvidas em sala, recebendo devolutiva dos pais que demonstraram satisfação quanto ao desenvolvimento dos filhos. Uma mãe relatou que o filho, certo dia, nomeou todas as formas geométricas acertadamente, o que a encheu de orgulho. Outra mãe também falou sobre a filha que tem feito associações em relação aos cinco sentidos. Esta mesma mãe doou para a caixa de leitura da sala de aula, alguns livros que a filha já não usa, enfatizando o trabalho diário de leitura que é  realizado em sala. Assuntos mais delicados e particulares relacionados a comportamento foram tratados ao final da reunião, individualmente. Ao final  agradeceu-se a presença de todos e a professora colocou-se a disposição para esclarecimentos de dúvidas em relação ao desenvolvimento dos filhos e trabalho pedagógico. 
Professoras: Ana Paula e Ângela
Encerrada a reunião nas classes, não havendo mais o que se acrescentar, lavrou-se esta ata, assinada pelo diretor José Helio da Silva, pela coordenadora pedagógica Irene Araújo Carneiro e demais participantes da reunião em lista de presença anexa.



2 comentários:

  1. Parabéns a todos os docentes desse CMEI! Brilhante trabalho.👶👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo trabalho realizado nessa escola toda equipe estão bem preparado,curto muito as postagem ....

    ResponderExcluir