quarta-feira, 19 de abril de 2017



ATA DA 1ª REUNIÃO DE PAIS DE 2017

Aos 14 (catorze) dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas e dez minutos, realizou-se a primeira reunião de pais do ano de dois mil e dezessete, para tratar da seguinte pauta de convocação do dia dez de fevereiro de dois mil e dezessete:


1. Apresentação da equipe gestora;
2. Calendário Escolar;
3. Descrição das atividades permanentes de rotina;
4. Orientações gerais sobre horários de entrada e saída;
5. Escolha de representantes dos pais para o Conselho de Escola;
6. Reunião dos pais nas classes com os professores.
Foi registrada a seguinte presença de pais e responsáveis: Berçário I-A/manhã – 07; Berçário I-A/tarde – 13; Berçário I-C – 11; Berçário 2-A – 16; Berçário 2-B – 09; Berçário 2C – 18; Maternal I-A – 10; Maternal I-B – 15;  Maternal IC – 13; Maternal II-A – 14; Maternal II-B – 07; Maternal II-C – 17; Maternal II-D – 16 e Maternal II-E - 19; totalizando a presença de 185 (61%) pais de 303 crianças matriculadas.
O diretor da escola apresentou-se aos pais e responsáveis com os agradecimentos pela presença e confiança nos profissionais da escola. Em seguida apresentou a Secretária da Escola Ana Paula Albino e a Coordenadora Pedagógica Irene Araújo Carneiro que descreveu as suas funções na coordenação pedagógica dos trabalhos executados nos berçário e maternais. Informou que os professores receberão os pais nas salas de aula com uma pauta específica. José Helio descreveu a estrutura da escola, as salas, os berçários, os espaços, a organização das classes, a equipe docente e de serviço. Apresentou o Calendário Escolar deste ano, as atividades previstas, pontos facultativos, polos, recesso, férias e o dia de encerramento das atividades letivas. Sobre as atividades de rotina, o diretor descreveu as atividades principais das crianças: desjejum ou café da manhã, almoço, lanche e jantar; troca de fraldas, banho; higiene dental; cuidados com a saúde das crianças; verificação do estado de saúde, existência de febre, indisposição ou qualquer alteração física ou emocional. Atividades de roda de conversa, leitura, contação de histórias, projeto de leitura Sementinha de Leitor. Desenhar, pintar, amassar papéis, colar, arremessar. Atividades de educação para as turmas de maternal II, músicas, jogos e circuitos. Brincadeiras livres diversas durante o dia. Informou que a escola desenvolverá projetos com temas específicos por meio de atividades vinculadas a uma sequência didática em periodicidade semanal ou quinzenal. Informou que neste mês de fevereiro serão desenvolvidas atividades livre de adaptação e acolhimento das crianças, com horários flexíveis, com aumento gradativo do período de permanência da criança na escola, respeitando-se os seus limites. Os horários de entrada e saída das diversas turmas e períodos foram informados com a recomendação de evitar atrasos tanto na entrada como na saída para a boa condução dos trabalhos com as crianças. Após a resolução de algumas dúvidas dos pais, o diretor solicitou aos presentes que se apresentassem para a composição do Conselho de Escola. Foram eleitos os seguintes pais:
1. Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes, Mãe da Arielly Caroline de Morais Gomes – M2D; 2. Ana Lídia Souza Fernandes, Mãe da Paloma Fernandes de Souza – M1B; 3.  Fernanda Pereira da Silva, Mãe do Kaio Henrique da Silva Massari – B2C           ; 4. Jaqueline Cristina Coelho, Mãe do Leonardo Miguel Coelho dos Santos – M1A; 5. Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo, Mãe da Maria Valentina Oliveira Naligatski Toledo – B2A; e 6. Liliane Paula Oliveira Serafim da Luz, Mãe da Ana Luisa Serafim da Luz – B1C.

Reunião dos Pais nas classes:

Berçário IA, período da manha e Berçário IB, período da tarde
Professoras: Cássia, Marilena e Regina
Pauta:
- Apresentação das professoras
- Adaptação;
- Leitura da mensagem para os pais;
- Horários de entrada e saída
- Rotina (Manhã e Tarde);
- Medicação (organizar horários);
- Restrições alimentares;
- Pessoas autorizadas;
- Acessórios ( brincos, pulseiras e adornos);
- Copinhos de água;
- Lenço umedecido;
- Sacolas plásticas (roupas sujas);
- Lista de mamadeiras ( O que a criança toma em casa?);
- Dúvidas e sugestões;
- Entrega das lembrancinhas;
- Agradecimento.

Berçário 1 C – Integral
Professoras: Elieje, Keli e Raquel
Aos catorze de fevereiro de dois mil de dezessete as dezoito horas e dez minutos, foi realizada a primeira reunião de pais na escola EMEI BAMBALALÃO deste ano letivo, primeiramente os pais estiveram reunidos com a equipe gestora no pátio principal, com informações importantes, logo após este momento foi orientado aos pais que se dirigissem até as salas de aula. Compareceram no Berçário 1C onze pais, nos apresentamos, agradecemos a presença de todos e damos o início com uma mensagem: Ás vezes. Informamos os horários de entrada, saída, o período de adaptação, as faltas, a rotina dentro do ambiente escolar, como horário das refeições, troca, banho, sono, atividades pedagógicas, confirmamos também os preparos das mamadeiras, já que a maioria utiliza leite especial, foi entregue para todos o caderno de recado, este objeto de muito valor que para nós deve estar sempre na bolsa e serve para comunicação da família/escola e vice- versa. Mostramos aos pais o ambiente escolar, a sala de aula onde foi realizada a reunião, o solário onde as crianças recebem banho de sol diariamente, o banheiro onde é feita sua higiene (neste momento chamamos a atenção para um aspecto importante, cada criança tem sua sacolinha de tecido, onde nós professoras separamos a troca diária de roupa , fralda e guardamos, sendo assim na troca e no banho os objetos necessários sempre ficam no alcance das mães. Salientamos também o uso de sacola plástica para aquelas roupas sujas. Abrimos um tempo para atendimento e esclarecimento, mas este momento foi bem tranquilo, com dúvidas comuns da idade e época. Feito isto, entregamos a lembrancinha que nós professoras confeccionamos e demos por encerrada a reunião. Esta ata foi lavrada por mim, Raquel de Fátima Evangelista Máximo, professora PDI. 

Berçário IIA, período da manha e Berçário IIB, período da tarde
Professoras: Adriana,  Drielly e Viviane
A reunião foi tranquila e esclarecedora, com a presença de quase todos os pais, sendo a maioria do período da manhã (alunos novos).
Primeiramente foi feita uma rápida apresentação dos professoras e dos horários que cada uma trabalha. Passamos a lista de presença e agradecemos a presença dos pais. Começamos a falar da colaboração da entrada explicando a situação na qual nos encontramos devido a falta do auxiliar. Foi relatado também sobre a rotina, tanto da turma de manhã como da tarde e dos medicamentos.  Pegando uma carona na fala, explicamos sobre as mamadeiras, e a padronização dos leites (exceto com alergia). Assim, partimos para os copinhos de água, escova de dente e sabonete líquido. Os pais ficaram de acordo em trazer o copinho com bico identificado, juntamente com a escova de dente e também o sabonete líquido que permanecerá na bolsa de cada aluno. Explicamos sobre o sabonete líquido ser a melhor forma de higienização devido a quantidade de crianças matriculadas nos dois turnos, manhã e tarde ( 44 crianças) e a falta de espaço para guardar os potinhos de higiene. Os pais presentes gostaram e acharam prático. Já encerrando a reunião, resolvemos falar sobre a fase na qual as crianças se encontram (fase oral) em que há ausência de fala e devido a isso acontecem as mordidas. Como se trata de um assunto delicado, falamos com bastante cautela e sensibilidade. Nesse momento uma mãe se manifestou dizendo que sua filha havia sido mordida naquele dia e qual a forma dela proceder enquanto a isso. Explicamos com bastante cuidado, que na maioria das vezes a mordida acontece pela disputa de brinquedos, neste instante uma mãe contou uma experiência que teve com sua filha maior quando ela estava na creche dizendo que realmente se tratava de uma fase e que passa. Já ao final da reunião pedimos doação de brinquedos usados e agradecemos a presença de todos, desejando um ano abençoado e que aqueles que quiserem conversar poderiam ficar para falar individualmente. 

Berçário 2 C - Integral
Professoras: Cristiane, Eliane e Luciene
No dia 14/02/2017 foi realizada a primeira reunião de pais do Berçário2C. Estavam presentes na reunião as professoras responsáveis pela sala Cristiane, Eliane e Luciene e um número considerável de pais. Foi feito um agradecimento pela presença dos pais e tratado assuntos importantes como: respeito aos horários de entrada e saída, conversa sobre as primeiras semanas de aula, adaptação das crianças, choro e mordidas, arranhões, disputa por brinquedos, situações normais de início de ano que vem acontecendo nos últimos dias. Orientações gerais sobre envio de materiais de higiene: fraldas, lenço umedecido, escova bucal, organização da mochila, caderno de recados, sacolinhas plásticas, identificação de pertences, quantidade de roupas adequadas. Ficou combinado que o lenço umedecido ficará na escola e quando acabar comunicaremos aos pais. Os pais foram orientados sobre os cuidado de cortar e aparar as unhas, prevenção de piolhos, evitar uso de presilhas, brincos e pulseiras. Foi esclarecido aos pais sobre a prática pedagógica, semanário, brincadeiras, banhos, cardápio. Deixamos no final da reunião espaço para esclarecimento de dúvidas, restrições alimentares, atualização de fichas e conversa particular com alguns pais.

Maternal I A, período da manhã e Maternal I B, período da tarde
Professoras: Valéria e Vanessa
Aos 14 (quatorze) dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas e dez minutos, no salão principal e na sala de aula da EMEI Bambalalão, realizou-se a primeira reunião de pais do ano de dois mil e dezessete, para tratar da seguinte pauta: 1. Orientações gerais do início de ano letivo; 2. Apresentação das professoras; 3. Leitura da mensagem: Família uma jóia rara; 4. Horário de entrada e saída; 5. Adaptação; 6. Atualização da ficha cadastral da criança (mudança de telefone, alergias e alimentação); 7. Medicação (passar na secretaria para apresentar receita e preencher ficha); 8. Leitura das normas (fraldas, lenços, “pomadas”, roupas, saco para roupas sujas, copinho e escova de dente); 9. Unhas; 10. Apresentação da rotina da sala; 11. Cardápio; 12. Atividades do Plano mensal; 13. Entrega da mensagem de agradecimento. O diretor José Helio da Silva iniciou a reunião no salão principal da EMEI Bambalalão agradecendo a presença dos pais, depois passou as orientações gerais de início do ano letivo. Em seguida, os pais foram convidados a comparecer nas salas das crianças onde tratamos dos assuntos em pauta e esclarecemos algumas dúvidas que surgiram nos pais sobre adaptação e fraldas. Alguns pais de crianças novas estavam com dúvidas sobre o choro durante a adaptação. Outros estavam ansiosos e com dúvidas sobre o momento certo para o desfralde das crianças. Esclarecidas as dúvidas, agradecemos a presença de todos entregando a mensagem Escola e Família. Nada mais tendo a tratar, a reunião foi encerrada na sala, sendo a presente Ata lavrada para conhecimentos de todos.

Maternal 1 C - Integral
Professoras: Mara e Tereza
Aos dias 14(quatorze) dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezessete, na sala de aula maternal 1C, da EMEI Bambalalão, teve início a primeira reunião com os pais. Estavam presentes 13 pais do quadro de alunos composto por 24 crianças. Iniciamos com a apresentação das professoras, Mara e Tereza, foi lido o texto (Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes), em seguida foi apresentada a rotina da sala. Logo após, fizemos algumas recomendações, como: as roupas, copos individuais, higiene pessoal, chupetas, mochilas do tamanho adequado e sapatos confortáveis. Também foi apresentado o documento NORMAS DE GESTÃO E CONVIVÊNCIA DA EMEI BAMBALALÃO. Os pais tiveram oportunidade de tirar suas dúvidas e dar sugestões. A reunião encerrou-se às dezenove horas e trinta minutos, com o agradecimento pela presença.  

Maternal 2A, período da manha e Maternal 2B, período da tarde
Profª Andréia
Pauta
- Leitura e entrega de mensagens e lembrancinhas;
- Apresentação da professora;
- Apresentação da sala (cantinhos, brinquedos, etc);
- Esclarecimento e importância da rotina escolar;
- Horários de entrada e saída;
- Pedido de doação de brinquedos e gibis;
- Caderno de recados e sua função;
- Pedido de material individual de higiene (escova e copo) e pasta transparente para guardar atividades;
- Sexta-feira,  dia de trazer o brinquedo de casa;
- Horário de educação física e vestuário adequado;
- sugestões, dúvidas e reclamações;
- encerramento.
Resumo da reunião
Diante desta pauta realizei a reunião com os pais das duas salas, pois estou atuando nelas em turnos diferentes, portanto a necessidade de abordar os mesmos temas com os pais das duas salas. Durante a reunião os pais se mostraram participativos interessados na vida escolar dos seus filhos, acharam o dia-a-dia deles cheio de atividades, muito planejadas para dar tudo certo desde a entrada e saída dos seus filhos, compreenderam o pedido do material individual que solicitei das crianças por motivo de higiene e organização, sempre estimulando a autonomia das crianças. Já nos momentos finais, questionaram sobre a possibilidade de realizar a festa de aniversário na sala, respondi que teria que confirmar com a coordenadora e ainda apontei que só poderia ser nos dias em que não há aula de educação física e nem atividade coletiva de contação de história. Isso pela minha parte e deveriam procurar a Irene para maiores informações. Ainda tocamos no assunto da alimentação restrita de algumas crianças alérgicas da turma da manhã. Os pais da tarde demonstraram preocupação com ausência de estagiária para a aluna especial e para sala, assim os informei que hoje entrou uma estagiária para a criança especial  e a da sala em breve estará participando da rotina escolar da sala m2b. Nada mais tendo, eu, Andréia, lavrei a presente ata.

Maternal 2 C – período integral
Professoras: Fabrícia e Selma
Aos catorze dias do mês de Fevereiro do ano de dois mil e dezessete, às dezoito horas e dez minutos, no salão principal da Emei Bambalalão, iniciou-se a primeira reunião de pais do ano de dois mil e dezessete, ministrada por José Helio da Silva, diretor da escola, onde foram explanados assuntos acerca dos seguintes tópicos: 1. Apresentação da equipe gestora; 2. Horários de entrada e saída de todas as salas; 3. Calendário escolar; 4. Escolha de membros para o conselho de escola. Após essa conversa inicial, os pais do Maternal II C, - professoras Fabricia e Selma, dirigiram-se a sala de seus filhos, onde foram recebidos pelas professoras Fabrícia e Selma. Foi assunto da pauta: 1. Apresentação das professoras; 2. Apresentação da sala; 3. Esclarecimentos sobre a rotina escolar; 4. Horários de entrada e saída; 5. Conversa sobre o caderno de recados; 6. Materiais de uso individual das crianças; 7. O dia do brinquedo; 8. Horários de educação física. Tendo conversado a respeito de todos os tópicos acima descritos, foi aberta a palavra aos pais, para que pudessem fazer suas sugestões. Por fim, dialogamos individualmente com os pais acerca de seus filhos, foram sanadas as dúvidas sobre alimentação, o uso do banheiro, etc. Estiveram presentes dezessete pais. Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada às dezenove horas e vinte minutos.

Maternal 2 D - Integral
Professora: Ana Paula
No dia catorze de fevereiro de 2017 foi realizada a primeira reunião de pais e professores para apresentações e esclarecimentos. Iniciamos a reunião com a fala do diretor José Hélio que trouxe informações de interesse geral como horários, rotina e apresentação da equipe pedagógica e administrativa. Em seguida os pais foram encaminhados para as respectivas salas. Iniciamos a reunião em sala com os agradecimentos pela presença fazendo a leitura do texto “Pais Brilhantes” de Augusto Cury. Após a professora distribuiu uma lembrança de boas vindas a todos os presentes. Demos continuidade a pauta com a apresentação da professora (formação e experiência) bem como da sala e rotina na mesma. Conversamos sobre a importância de respeitar os horários de entrada e saída para o bom andamento da escola como um todo. Foi apresentado o caderno de recados para melhor comunicação e pedido materiais de uso individual como copo, escova e pasta. Estipulamos ainda um dia para o brinquedo em que cada criança trará o seu de casa para compartilhar na escola e falamos sobre a relevância de ser trabalhada com a criança em casa e na escola a questão de cuidado com seus pertences pessoais e solidariedade em compartilhar. Falamos ainda sobre as aulas de Educação Física e a necessidade de roupas e sapatos apropriados. Foi aberto um momento para sugestões ou dúvidas em que a professora se colocou à disposição para conversas individuais acerca de cada criança. Alguns pais fizeram algumas perguntas acerca do cotidiano. Encerramos a reunião com novos agradecimentos.

Maternal II E – Integral
Profª Milena
No dia 14 de fevereiro de 2017, foi realizada a 1ª reunião de pais do ano de 2017. Depois de uma previa feita pelo diretor no salão principal, os pais foram para a sala onde me apresentei e comuniquei sobre a falta da outra professora. Depois foi lida a mensagem “Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes” de Augusto Cury. Seguindo a pauta foi tratado: 1- dos horários de entrada e saída dos alunos; 2- da rotina em sala de aula, nesse momento os pais tinham algumas dúvidas, pois vieram de outra escola. Foi esclarecido o motivo de só ter uma professora em sala de aula, e elas relataram estar um pouco assustadas pelo motivo, mais esclareci todas as dúvidas que havia naquele momento; 3- Sobre medicação, informei que a criança receberá medicamento mediante autorização a ser obtida na secretaria, junto à receita médica, e se possível ser ministrado em casa; 4- foi conversado sobre as unhas e os piolhos, para que sempre possam estar cuidando em casa ; 5- foi pedido doações de brinquedos e livros, as mães conversarão e relataram que iriam comprar alguns brinquedos e livros para doar a escola, foi pedido também copos, escova e pasta dental e uma pasta plástica para a sala de aula; 6- conforme acordo com os pais, levando em consideração o momento de adaptação, achamos melhor, por enquanto, não haver a sexta-feira do brinquedo (quando as crianças trazem os brinquedos de casa); 6- relatei também sobre o horário da educação física, onde pedi para que nos dias de segunda, quinta e sexta-feira os pais tragam as crianças com roupas apropriadas a aula. No final da reunião li um texto “kit familiar”, abri espaço para dúvidas e sugestões. 
Encerrada a reunião nas classes, não havendo mais o que se acrescentar, lavrou-se esta ata, assinada pelo diretor José Helio da Silva, pela coordenadora pedagógica Irene Araújo Carneiro e demais participantes da reunião em lista de presença anexa.



 























quinta-feira, 13 de abril de 2017


CONSELHO DE ESCOLA

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2017 – 17/04/2017
Aos onze dias do mês de abril de 2017, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano dois mil e dezessete, com a presença dos seguintes conselheiros: Andreia Nogueira Menegon; Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes; Ana Paula Albino; Fernanda Pereira da Silva; Jaqueline Cristina Coelho; José Helio da Silva; Liliane Paula Oliveira Serafim da Luz; Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo; Rosane de Cássia Frungilo Batistela; Valéria Davenia Campos e Vanessa Jordão Plazo. O diretor da escola, José Helio da Silva, iniciou a reunião com uma breve descrição das competências e funções do Conselho de Escola. Informou que o Conselho de Escola é um órgão deliberativo da escola constituído por pais, professores e funcionários para discussão de assuntos da escola, seus problemas e resultados. É uma forma de participação efetiva dos pais e educadores na gestão da escola. Sobre a escola, o diretor colocou aos presentes que existe uma forte demanda por vagas na escola. A escola recebe crianças de diversos bairros da cidade. Neste ano a escola atende 20 turmas ou classes de berçário e maternal, no total de 303 crianças que apresentam níveis de desenvolvimento e necessidades diferentes. Além do Conselho de Escola, a escola conta com uma Associação, a Associação de Pais e Mestres da EMEI Bambalalão, responsável gestão financeira dos recursos próprios da escola e pela realização de festas para a arrecadação de recursos.  A escola realiza duas festas de sorvete por ano com a finalidade de arrecadar recursos e receber as crianças, a comunidade e as famílias em dia de atividade letiva preparada pelos professores. São realizadas atividades de pintura com tinta guache, modelagem e pintura de rosto com as crianças da escola, seus irmãos, parentes e amigos da escola. Neste contexto, a festa sorvete ultrapassa o seu objetivo financeiro aproximando a escola da família e da comunidade. Com os recursos arrecadados a escola pode suprir suas necessidades imediatas. Os conselheiros elogiaram a qualidade do sorvete oferecido na festa. Após essas considerações, o diretor empossou os novos conselheiros para o mandato do ano 2017. Na sequência passou a discussão do Calendário Escolar do ano 2017. O diretor explicou a composição do calendário escolar, a necessidade de se garantir o mínimo de 200 dias letivos, o período de férias, pontos facultativos, recesso de julho e dezembro, as matrículas em polos de crianças nos períodos de recesso e o encerramento do ano letivo no dia 15 de dezembro de 2017. Do calendário escolar oficial da Secretaria Municipal de Educação foram acrescentados dois dias de atividades letivas em dias de sábado, dias 08 de abril e 23 de setembro. No total, o calendário escolar da EMEI Bambalalão prevê a realização de duzentos e três dias de atividades letivas. Após a explanação, o calendário foi aprovado pelos conselheiros. Conforme pauta, passou-se ao levantamento das necessidades da escola. O diretor apresentou o relatório de avaliação elaborado pelos funcionários colaboradores da escola no Planejamento de 2017, realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2017.
Aspectos Positivos no Ano de 2016
Dificuldades
Necessidades de Serviço e Pessoal
Necessidades Materiais
Sugestões
1. - Quadro de professores nos berçários – 4 no B-I; 3 no B-II e 3 no M-I;
2. – Contação de história cantada para as turmas de berçários;
3. – Parceria dos professores com os pais;
4. – A organização de classes mistas constituídas de crianças matriculadas em período parcial e integral;
5. – Interação entre os professores;
6. – Relação dos professores com a coordenação;
7. – Realização da Hora do Conto;
8. – Apresentação de malabares e violão;
9. – Festas realizadas pela escola;
10. – Implantação do mês de adaptação destinado à adaptação de pais, crianças e professores;
11. – Divisão das salas no horário do café da manhã dos maternais;
12. – Retirada de algumas carteiras das salas de maternal II para aumentar o espaço de atividades;
13. – Remanejamento das estagiárias para atender as classes de berçário;
14. – O relacionamento da escola com os bolsistas estagiários.

1. - Faltas frequentes dos estagiários;
2. - Horário de almoço do professor;
3. – Falta de professores nos horários de entrada, troca, banho e saída;
4. – Locomoção das crianças dos berçários para o refeitório;
5. – Autorização de somente uma falta abonada  por dia;
6. – Aumento da quantidade de alunos por professor;
7. – Redução da qualidade do atendimento pedagógico e de cuidados pessoais devido a redução de professores nos berçários;
8. – Aumento do número de crianças com restrição alimentar;
9. – Preparo do prato das crianças pelos professores nas horas de alimentação;
10. – Falta de variedade de sucos;
11. – Horário diferenciado do refeitório para as turmas do berçário II;
12. – Ventilador sem funcionamento no refeitório do berçário II;
13. – Falta de papel e sabonete no banheiro dos funcionários do berçário II;
14. – Convívio de crianças com idades diferentes nos berçários;
15. – Horário do jantar muito tarde;
16. – Falta de ventilação nos banheiros das crianças pela dificuldade de abertura das janelas;
17. – Falta de jogos pedagógicos de peças de encaixe;
18. – Falta de colaboração das mães no processo de retirada das fraldas;
19. - Crianças que apresentam piolhos, unhas não aparadas e doenças frequentes das crianças;
20. – Preparação de refeições diferenciadas para crianças com restrições alimentares;
21. – Organização na sala de brinquedos.
1. - Substituição das capas/forros dos carrinhos de bebês;
2. - Substituição dos cintos de segurança dos cadeirões de bebês;
3. - Reposição do 4º professor no berçário e 3º professor no maternal I;
4. – Manutenção das janelas dos banheiros que estão emperradas;
5. – Manutenção nas torneiras e sifões das pias das salas;
6. – Necessidade de Agente Escolar para auxiliar nos horários de entrada e saída de crianças;
7. – Falta de profissional para auxiliar na cozinha.

1. - Colocação de tapete antiderrapante no banheiro do berçário I;
2. – Substituição de 14 ventiladores com defeito ou sem funcionamento;
3. Aquisição de carrinhos de bebê e cadeirões de papinha;
4. Falta de brinquedos;
5. Aquisição de máquina fotográfica digital;
6. – Colocação de trava na porta do maternal I-C;
7. – Substituição das lâmpadas queimadas da escola;
8. – Colocação de cortina no refeitório do berçário II;
9. – Aparelho de rádio para o berçário II;
10. – Aquisição de brinquedos pedagógicos de encaixe;
11. – Colocação de todos na cozinha e no lactário.
1. – Repor de forma emergencial os professores dos berçários por outros professores ou auxiliares;
2. Promover a saída para o refeitório das crianças dos berçários somente nos horários de almoço e jantar enquanto o quadro profissional dos berçários não for preenchido;
3. Estender o período de adaptação dos alunos novos enquanto perdurar o quadro incompleto;
4. - Solicitar doação de brinquedos para os pais;
5. - Adequar do quadro de educadores em função da quantidade de alunos;
6. - Solicitar mais assiduidade dos estagiários;
7. – Separar os lençóis por tamanho na lavanderia;
8. – Disponibilizar 01 câmera fotográfica para duas salas no máximo;
9. - Colocar um auxiliar para atender as faltas dos demais ou estagiários;
10. Compensar horas extras trabalhadas nos horários de H.E.s;
11. – Alterar o horário do jantar do berçário para às 10h15;
12. – Adotar o sistema de sala mista formada por turmas de período parcial e integral;
13. – Estimular o diálogo entre os professores e a gestão;
14. – Estimular o sentimento de equipe entre os educadores;
15. – Presença de um profissional da limpeza nos momentos de grande fluxo de crianças nos banheiros do maternal.


Os conselheiros analisaram a situação do quadro de professores, a falta de contratação do 4º professor do berçário I e do 3º professor do maternal I. A Secretaria Municipal de Educação com a justificativa de falta de recursos para a contratação de Professores de Desenvolvimento Infantil decidiu substituir esses professores por auxiliares de desenvolvimento infantil. No entanto, devido a morosidade do processo de contratação de auxiliares, a sobrecarga de trabalho dos professores aumentou, muitos pediram licença médica, apresentaram doenças por motivo de estresse e outras causas. O número de pedido da falta abonada também aumentou. Houve aumento da agressividade das crianças que pode ser verificado pelo número de mordidas e arranhões entre as crianças. O diretor e a supervisão de ensino agendaram uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Sra. Dulce de Andrade Araújo, para expor a situação e pedir a sua intervenção na contratação imediata dos auxiliares aprovados em prova de seleção. Após a reunião, a Secretária Municipal de Educação atendeu ao pedido dos professores e na Segunda-feira seguinte enviou os seis primeiros Auxiliares de Desenvolvimento Infantil para as classes de berçário e maternal I. Mas a falta de auxiliares ainda perdura. A escola aguarda o preenchimento completo do quadro de auxiliares. Enquanto isso, alguns professores dos maternais II, com classes de 25 alunos, que ainda não contam com um auxiliar de classe, sofrem dificuldades nos momentos de higiene, quando precisam levar a criança ao banheiro e não podem deixar as demais crianças sozinhas na sala de aula. Os professores também sentem dificuldade para encaminhar e servir as crianças nas horas de refeições. A falta de auxiliar na cozinha foi resolvida com a contratação de uma profissional Auxiliar de Organização Escolar I. A Secretaria Municipal de Educação enviou 14 ventiladores em substituição aos ventiladores queimados. O eletricista está instalando os novos ventiladores. Os conselheiros sugeriram a aquisição dos seguintes materiais:
- Rádios;
- Câmeras fotográficas;
- Tapetes antiderrapantes;
- Brinquedos diversos, inclusive de peças de encaixe;
- Computador;
- Monitor;
- Aparelhos de televisão, principalmente para as salas do B-II/A e MII/AB;
- Aparelho de DVD;
- Caixa de som;
- Microfones, inclusive sem fio para as apresentações da contação de história;
- Globo terrestre;
- Lavadora de alta pressão para os tapetes;
- Cadeira giratória ;
- Prateleira de livros;
 - Livros;
- Tapetes;
- Toalhas;
- Cortinas;
- Toldo para a cozinha e o lactário;
- Cobertura do tanque de areia com estrutura tubular e tela de proteção;
- materiais diversos de consumo.

As conselheiras representantes dos pais solicitaram o controle mais rígido do portão de entrada. Paras as mães, os horários de entrada e saída devem ser rígidos, sendo permitida a retirada de crianças fora dos horários em situações especiais de necessidade dos pais, doenças, consultas médicas, viagens. As autorizações especiais de retirada de crianças fora do horário devem ser autorizadas pela direção após análise de pedido formulado pelos pais. Os atrasos na entrada e saída também devem ser rigorosamente controlados, com anotação em livro próprio. As reincidências devem ser encaminhadas para a direção que agendará reunião com os pais para analisar os atrasos, e conforme o caso encaminhar o problema para o Conselho Tutelar. Concluindo os trabalhos, o diretor solicitou a apresentação de candidatura para a presidência do Conselho. Houve inscrição dos cinco representantes dos pais. Após dois processos de eleição, foi eleita para a presidência do Conselho de Escola, a Sra. Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo. Os conselheiros parabenizaram a Sra. Priscylla pela eleição. Nada mais havendo a tratar, o diretor da escola agradeceu a presença e colaboração de todos, e encerrou a reunião às dezenove horas e quarenta e minutos, da qual redigi e lavrei a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola e pelos demais membros participantes.