CONSELHO DE ESCOLA
ATA
DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2017 – 17/04/2017
Aos onze dias do mês de abril de 2017,
realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas
e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano
dois mil e dezessete, com a presença dos seguintes conselheiros: Andreia
Nogueira Menegon; Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes; Ana Paula Albino;
Fernanda Pereira da Silva; Jaqueline Cristina Coelho; José Helio da Silva;
Liliane Paula Oliveira Serafim da Luz; Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski
Toledo; Rosane de Cássia Frungilo Batistela; Valéria Davenia Campos e Vanessa
Jordão Plazo. O diretor da escola, José Helio da Silva, iniciou a reunião com
uma breve descrição das competências e funções do Conselho de Escola. Informou
que o Conselho de Escola é um órgão deliberativo da escola constituído por
pais, professores e funcionários para discussão de assuntos da escola, seus
problemas e resultados. É uma forma de participação efetiva dos pais e
educadores na gestão da escola. Sobre a escola, o diretor colocou aos presentes
que existe uma forte demanda por vagas na escola. A escola recebe crianças de
diversos bairros da cidade. Neste ano a escola atende 20 turmas ou classes de
berçário e maternal, no total de 303 crianças que apresentam níveis de
desenvolvimento e necessidades diferentes. Além do Conselho de Escola, a escola
conta com uma Associação, a Associação de Pais e Mestres da EMEI Bambalalão,
responsável gestão financeira dos recursos próprios da escola e pela realização
de festas para a arrecadação de recursos.
A escola realiza duas festas de sorvete por ano com a finalidade de
arrecadar recursos e receber as crianças, a comunidade e as famílias em dia de
atividade letiva preparada pelos professores. São realizadas atividades de pintura
com tinta guache, modelagem e pintura de rosto com as crianças da escola, seus
irmãos, parentes e amigos da escola. Neste contexto, a festa sorvete ultrapassa
o seu objetivo financeiro aproximando a escola da família e da comunidade. Com
os recursos arrecadados a escola pode suprir suas necessidades imediatas. Os
conselheiros elogiaram a qualidade do sorvete oferecido na festa. Após essas
considerações, o diretor empossou os novos conselheiros para o mandato do ano
2017. Na sequência passou a discussão do Calendário Escolar do ano 2017. O
diretor explicou a composição do calendário escolar, a necessidade de se
garantir o mínimo de 200 dias letivos, o período de férias, pontos
facultativos, recesso de julho e dezembro, as matrículas em polos de crianças
nos períodos de recesso e o encerramento do ano letivo no dia 15 de dezembro de
2017. Do calendário escolar oficial da Secretaria Municipal de Educação foram
acrescentados dois dias de atividades letivas em dias de sábado, dias 08 de
abril e 23 de setembro. No total, o calendário escolar da EMEI Bambalalão prevê
a realização de duzentos e três dias de atividades letivas. Após a explanação,
o calendário foi aprovado pelos conselheiros. Conforme pauta, passou-se ao
levantamento das necessidades da escola. O diretor apresentou o relatório de
avaliação elaborado pelos funcionários colaboradores da escola no Planejamento
de 2017, realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2017.
Aspectos Positivos no Ano de 2016
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Dificuldades
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Necessidades de Serviço e Pessoal
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Necessidades Materiais
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Sugestões
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1. - Quadro de professores nos
berçários – 4 no B-I; 3 no B-II e 3 no M-I;
2. – Contação de história cantada para
as turmas de berçários;
3. – Parceria dos professores com os pais;
4. – A organização de classes mistas
constituídas de crianças matriculadas em período parcial e integral;
5. – Interação entre os professores;
6. – Relação dos professores com a
coordenação;
7. – Realização da Hora do Conto;
8. – Apresentação de malabares e
violão;
9. – Festas realizadas pela escola;
10. – Implantação do mês de adaptação
destinado à adaptação de pais, crianças e professores;
11. – Divisão das salas no horário do
café da manhã dos maternais;
12. – Retirada de algumas carteiras
das salas de maternal II para aumentar o espaço de atividades;
13. – Remanejamento das estagiárias
para atender as classes de berçário;
14. – O relacionamento da escola com
os bolsistas estagiários.
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1. - Faltas frequentes dos
estagiários;
2. - Horário de almoço do professor;
3. – Falta de professores nos horários
de entrada, troca, banho e saída;
4. – Locomoção das crianças dos
berçários para o refeitório;
5. – Autorização de somente uma falta
abonada por dia;
6. – Aumento da quantidade de alunos
por professor;
7. – Redução da qualidade do
atendimento pedagógico e de cuidados pessoais devido a redução de professores
nos berçários;
8. – Aumento do número de crianças com
restrição alimentar;
9. – Preparo do prato das crianças
pelos professores nas horas de alimentação;
10. – Falta de variedade de sucos;
11. – Horário diferenciado do
refeitório para as turmas do berçário II;
12. – Ventilador sem funcionamento no
refeitório do berçário II;
13. – Falta de papel e sabonete no
banheiro dos funcionários do berçário II;
14. – Convívio de crianças com idades
diferentes nos berçários;
15. – Horário do jantar muito tarde;
16. – Falta de ventilação nos
banheiros das crianças pela dificuldade de abertura das janelas;
17. – Falta de jogos pedagógicos de
peças de encaixe;
18. – Falta de colaboração das mães no
processo de retirada das fraldas;
19. - Crianças que apresentam piolhos,
unhas não aparadas e doenças frequentes das crianças;
20. – Preparação de refeições
diferenciadas para crianças com restrições alimentares;
21. – Organização na sala de
brinquedos.
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1. - Substituição das capas/forros dos
carrinhos de bebês;
2. - Substituição dos cintos de
segurança dos cadeirões de bebês;
3. - Reposição do 4º professor no
berçário e 3º professor no maternal I;
4. – Manutenção das janelas dos
banheiros que estão emperradas;
5. – Manutenção nas torneiras e sifões
das pias das salas;
6. – Necessidade de Agente Escolar
para auxiliar nos horários de entrada e saída de crianças;
7. – Falta de profissional para
auxiliar na cozinha.
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1. - Colocação de tapete
antiderrapante no banheiro do berçário I;
2. – Substituição de 14 ventiladores
com defeito ou sem funcionamento;
3. Aquisição de carrinhos de bebê e
cadeirões de papinha;
4. Falta de brinquedos;
5. Aquisição de máquina fotográfica
digital;
6. – Colocação de trava na porta do
maternal I-C;
7. – Substituição das lâmpadas
queimadas da escola;
8. – Colocação de cortina no
refeitório do berçário II;
9. – Aparelho de rádio para o berçário
II;
10. – Aquisição de brinquedos
pedagógicos de encaixe;
11. – Colocação de todos na cozinha e
no lactário.
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1. – Repor de forma emergencial os
professores dos berçários por outros professores ou auxiliares;
2. Promover a saída para o refeitório
das crianças dos berçários somente nos horários de almoço e jantar enquanto o
quadro profissional dos berçários não for preenchido;
3. Estender o período de adaptação dos
alunos novos enquanto perdurar o quadro incompleto;
4. - Solicitar doação de brinquedos
para os pais;
5. - Adequar do quadro de educadores
em função da quantidade de alunos;
6. - Solicitar mais assiduidade dos
estagiários;
7. – Separar os lençóis por tamanho na
lavanderia;
8. – Disponibilizar 01 câmera
fotográfica para duas salas no máximo;
9. - Colocar um auxiliar para atender
as faltas dos demais ou estagiários;
10. Compensar horas extras trabalhadas
nos horários de H.E.s;
11. – Alterar o horário do jantar do
berçário para às 10h15;
12. – Adotar o sistema de sala mista
formada por turmas de período parcial e integral;
13. – Estimular o diálogo entre os
professores e a gestão;
14. – Estimular o sentimento de equipe
entre os educadores;
15. – Presença de um profissional da
limpeza nos momentos de grande fluxo de crianças nos banheiros do maternal.
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Os conselheiros analisaram a situação do
quadro de professores, a falta de contratação do 4º professor do berçário I e
do 3º professor do maternal I. A Secretaria Municipal de Educação com a
justificativa de falta de recursos para a contratação de Professores de
Desenvolvimento Infantil decidiu substituir esses professores por auxiliares de
desenvolvimento infantil. No entanto, devido a morosidade do processo de
contratação de auxiliares, a sobrecarga de trabalho dos professores aumentou,
muitos pediram licença médica, apresentaram doenças por motivo de estresse e
outras causas. O número de pedido da falta abonada também aumentou. Houve
aumento da agressividade das crianças que pode ser verificado pelo número de
mordidas e arranhões entre as crianças. O diretor e a supervisão de ensino
agendaram uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Sra. Dulce de
Andrade Araújo, para expor a situação e pedir a sua intervenção na contratação
imediata dos auxiliares aprovados em prova de seleção. Após a reunião, a Secretária
Municipal de Educação atendeu ao pedido dos professores e na Segunda-feira
seguinte enviou os seis primeiros Auxiliares de Desenvolvimento Infantil para
as classes de berçário e maternal I. Mas a falta de auxiliares ainda perdura. A
escola aguarda o preenchimento completo do quadro de auxiliares. Enquanto isso,
alguns professores dos maternais II, com classes de 25 alunos, que ainda não
contam com um auxiliar de classe, sofrem dificuldades nos momentos de higiene,
quando precisam levar a criança ao banheiro e não podem deixar as demais
crianças sozinhas na sala de aula. Os professores também sentem dificuldade para
encaminhar e servir as crianças nas horas de refeições. A falta de auxiliar na
cozinha foi resolvida com a contratação de uma profissional Auxiliar de
Organização Escolar I. A Secretaria Municipal de Educação enviou 14
ventiladores em substituição aos ventiladores queimados. O eletricista está
instalando os novos ventiladores. Os conselheiros sugeriram a aquisição dos
seguintes materiais:
- Rádios;
- Câmeras fotográficas;
- Tapetes antiderrapantes;
- Brinquedos diversos, inclusive de
peças de encaixe;
- Computador;
- Monitor;
- Aparelhos de televisão, principalmente
para as salas do B-II/A e MII/AB;
- Aparelho de DVD;
- Caixa de som;
- Microfones, inclusive sem fio para as
apresentações da contação de história;
- Globo terrestre;
- Lavadora de alta pressão para os
tapetes;
- Cadeira giratória ;
- Prateleira de livros;
-
Livros;
- Tapetes;
- Toalhas;
- Cortinas;
- Toldo para a cozinha e o lactário;
- Cobertura do tanque de areia com
estrutura tubular e tela de proteção;
- materiais diversos de consumo.
As conselheiras representantes dos pais
solicitaram o controle mais rígido do portão de entrada. Paras as mães, os
horários de entrada e saída devem ser rígidos, sendo permitida a retirada de
crianças fora dos horários em situações especiais de necessidade dos pais,
doenças, consultas médicas, viagens. As autorizações especiais de retirada de
crianças fora do horário devem ser autorizadas pela direção após análise de
pedido formulado pelos pais. Os atrasos na entrada e saída também devem ser
rigorosamente controlados, com anotação em livro próprio. As reincidências
devem ser encaminhadas para a direção que agendará reunião com os pais para analisar
os atrasos, e conforme o caso encaminhar o problema para o Conselho Tutelar.
Concluindo os trabalhos, o diretor solicitou a apresentação de candidatura para
a presidência do Conselho. Houve inscrição dos cinco representantes dos pais.
Após dois processos de eleição, foi eleita para a presidência do Conselho de
Escola, a Sra. Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo. Os conselheiros
parabenizaram a Sra. Priscylla pela eleição. Nada mais havendo a tratar, o
diretor da escola agradeceu a presença e colaboração de todos, e encerrou a
reunião às dezenove horas e quarenta e minutos, da qual redigi e lavrei a
presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola e
pelos demais membros participantes.
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