quinta-feira, 13 de abril de 2017


CONSELHO DE ESCOLA

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2017 – 17/04/2017
Aos onze dias do mês de abril de 2017, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano dois mil e dezessete, com a presença dos seguintes conselheiros: Andreia Nogueira Menegon; Adriane do Rocio Gomes de Morais Gomes; Ana Paula Albino; Fernanda Pereira da Silva; Jaqueline Cristina Coelho; José Helio da Silva; Liliane Paula Oliveira Serafim da Luz; Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo; Rosane de Cássia Frungilo Batistela; Valéria Davenia Campos e Vanessa Jordão Plazo. O diretor da escola, José Helio da Silva, iniciou a reunião com uma breve descrição das competências e funções do Conselho de Escola. Informou que o Conselho de Escola é um órgão deliberativo da escola constituído por pais, professores e funcionários para discussão de assuntos da escola, seus problemas e resultados. É uma forma de participação efetiva dos pais e educadores na gestão da escola. Sobre a escola, o diretor colocou aos presentes que existe uma forte demanda por vagas na escola. A escola recebe crianças de diversos bairros da cidade. Neste ano a escola atende 20 turmas ou classes de berçário e maternal, no total de 303 crianças que apresentam níveis de desenvolvimento e necessidades diferentes. Além do Conselho de Escola, a escola conta com uma Associação, a Associação de Pais e Mestres da EMEI Bambalalão, responsável gestão financeira dos recursos próprios da escola e pela realização de festas para a arrecadação de recursos.  A escola realiza duas festas de sorvete por ano com a finalidade de arrecadar recursos e receber as crianças, a comunidade e as famílias em dia de atividade letiva preparada pelos professores. São realizadas atividades de pintura com tinta guache, modelagem e pintura de rosto com as crianças da escola, seus irmãos, parentes e amigos da escola. Neste contexto, a festa sorvete ultrapassa o seu objetivo financeiro aproximando a escola da família e da comunidade. Com os recursos arrecadados a escola pode suprir suas necessidades imediatas. Os conselheiros elogiaram a qualidade do sorvete oferecido na festa. Após essas considerações, o diretor empossou os novos conselheiros para o mandato do ano 2017. Na sequência passou a discussão do Calendário Escolar do ano 2017. O diretor explicou a composição do calendário escolar, a necessidade de se garantir o mínimo de 200 dias letivos, o período de férias, pontos facultativos, recesso de julho e dezembro, as matrículas em polos de crianças nos períodos de recesso e o encerramento do ano letivo no dia 15 de dezembro de 2017. Do calendário escolar oficial da Secretaria Municipal de Educação foram acrescentados dois dias de atividades letivas em dias de sábado, dias 08 de abril e 23 de setembro. No total, o calendário escolar da EMEI Bambalalão prevê a realização de duzentos e três dias de atividades letivas. Após a explanação, o calendário foi aprovado pelos conselheiros. Conforme pauta, passou-se ao levantamento das necessidades da escola. O diretor apresentou o relatório de avaliação elaborado pelos funcionários colaboradores da escola no Planejamento de 2017, realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2017.
Aspectos Positivos no Ano de 2016
Dificuldades
Necessidades de Serviço e Pessoal
Necessidades Materiais
Sugestões
1. - Quadro de professores nos berçários – 4 no B-I; 3 no B-II e 3 no M-I;
2. – Contação de história cantada para as turmas de berçários;
3. – Parceria dos professores com os pais;
4. – A organização de classes mistas constituídas de crianças matriculadas em período parcial e integral;
5. – Interação entre os professores;
6. – Relação dos professores com a coordenação;
7. – Realização da Hora do Conto;
8. – Apresentação de malabares e violão;
9. – Festas realizadas pela escola;
10. – Implantação do mês de adaptação destinado à adaptação de pais, crianças e professores;
11. – Divisão das salas no horário do café da manhã dos maternais;
12. – Retirada de algumas carteiras das salas de maternal II para aumentar o espaço de atividades;
13. – Remanejamento das estagiárias para atender as classes de berçário;
14. – O relacionamento da escola com os bolsistas estagiários.

1. - Faltas frequentes dos estagiários;
2. - Horário de almoço do professor;
3. – Falta de professores nos horários de entrada, troca, banho e saída;
4. – Locomoção das crianças dos berçários para o refeitório;
5. – Autorização de somente uma falta abonada  por dia;
6. – Aumento da quantidade de alunos por professor;
7. – Redução da qualidade do atendimento pedagógico e de cuidados pessoais devido a redução de professores nos berçários;
8. – Aumento do número de crianças com restrição alimentar;
9. – Preparo do prato das crianças pelos professores nas horas de alimentação;
10. – Falta de variedade de sucos;
11. – Horário diferenciado do refeitório para as turmas do berçário II;
12. – Ventilador sem funcionamento no refeitório do berçário II;
13. – Falta de papel e sabonete no banheiro dos funcionários do berçário II;
14. – Convívio de crianças com idades diferentes nos berçários;
15. – Horário do jantar muito tarde;
16. – Falta de ventilação nos banheiros das crianças pela dificuldade de abertura das janelas;
17. – Falta de jogos pedagógicos de peças de encaixe;
18. – Falta de colaboração das mães no processo de retirada das fraldas;
19. - Crianças que apresentam piolhos, unhas não aparadas e doenças frequentes das crianças;
20. – Preparação de refeições diferenciadas para crianças com restrições alimentares;
21. – Organização na sala de brinquedos.
1. - Substituição das capas/forros dos carrinhos de bebês;
2. - Substituição dos cintos de segurança dos cadeirões de bebês;
3. - Reposição do 4º professor no berçário e 3º professor no maternal I;
4. – Manutenção das janelas dos banheiros que estão emperradas;
5. – Manutenção nas torneiras e sifões das pias das salas;
6. – Necessidade de Agente Escolar para auxiliar nos horários de entrada e saída de crianças;
7. – Falta de profissional para auxiliar na cozinha.

1. - Colocação de tapete antiderrapante no banheiro do berçário I;
2. – Substituição de 14 ventiladores com defeito ou sem funcionamento;
3. Aquisição de carrinhos de bebê e cadeirões de papinha;
4. Falta de brinquedos;
5. Aquisição de máquina fotográfica digital;
6. – Colocação de trava na porta do maternal I-C;
7. – Substituição das lâmpadas queimadas da escola;
8. – Colocação de cortina no refeitório do berçário II;
9. – Aparelho de rádio para o berçário II;
10. – Aquisição de brinquedos pedagógicos de encaixe;
11. – Colocação de todos na cozinha e no lactário.
1. – Repor de forma emergencial os professores dos berçários por outros professores ou auxiliares;
2. Promover a saída para o refeitório das crianças dos berçários somente nos horários de almoço e jantar enquanto o quadro profissional dos berçários não for preenchido;
3. Estender o período de adaptação dos alunos novos enquanto perdurar o quadro incompleto;
4. - Solicitar doação de brinquedos para os pais;
5. - Adequar do quadro de educadores em função da quantidade de alunos;
6. - Solicitar mais assiduidade dos estagiários;
7. – Separar os lençóis por tamanho na lavanderia;
8. – Disponibilizar 01 câmera fotográfica para duas salas no máximo;
9. - Colocar um auxiliar para atender as faltas dos demais ou estagiários;
10. Compensar horas extras trabalhadas nos horários de H.E.s;
11. – Alterar o horário do jantar do berçário para às 10h15;
12. – Adotar o sistema de sala mista formada por turmas de período parcial e integral;
13. – Estimular o diálogo entre os professores e a gestão;
14. – Estimular o sentimento de equipe entre os educadores;
15. – Presença de um profissional da limpeza nos momentos de grande fluxo de crianças nos banheiros do maternal.


Os conselheiros analisaram a situação do quadro de professores, a falta de contratação do 4º professor do berçário I e do 3º professor do maternal I. A Secretaria Municipal de Educação com a justificativa de falta de recursos para a contratação de Professores de Desenvolvimento Infantil decidiu substituir esses professores por auxiliares de desenvolvimento infantil. No entanto, devido a morosidade do processo de contratação de auxiliares, a sobrecarga de trabalho dos professores aumentou, muitos pediram licença médica, apresentaram doenças por motivo de estresse e outras causas. O número de pedido da falta abonada também aumentou. Houve aumento da agressividade das crianças que pode ser verificado pelo número de mordidas e arranhões entre as crianças. O diretor e a supervisão de ensino agendaram uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Sra. Dulce de Andrade Araújo, para expor a situação e pedir a sua intervenção na contratação imediata dos auxiliares aprovados em prova de seleção. Após a reunião, a Secretária Municipal de Educação atendeu ao pedido dos professores e na Segunda-feira seguinte enviou os seis primeiros Auxiliares de Desenvolvimento Infantil para as classes de berçário e maternal I. Mas a falta de auxiliares ainda perdura. A escola aguarda o preenchimento completo do quadro de auxiliares. Enquanto isso, alguns professores dos maternais II, com classes de 25 alunos, que ainda não contam com um auxiliar de classe, sofrem dificuldades nos momentos de higiene, quando precisam levar a criança ao banheiro e não podem deixar as demais crianças sozinhas na sala de aula. Os professores também sentem dificuldade para encaminhar e servir as crianças nas horas de refeições. A falta de auxiliar na cozinha foi resolvida com a contratação de uma profissional Auxiliar de Organização Escolar I. A Secretaria Municipal de Educação enviou 14 ventiladores em substituição aos ventiladores queimados. O eletricista está instalando os novos ventiladores. Os conselheiros sugeriram a aquisição dos seguintes materiais:
- Rádios;
- Câmeras fotográficas;
- Tapetes antiderrapantes;
- Brinquedos diversos, inclusive de peças de encaixe;
- Computador;
- Monitor;
- Aparelhos de televisão, principalmente para as salas do B-II/A e MII/AB;
- Aparelho de DVD;
- Caixa de som;
- Microfones, inclusive sem fio para as apresentações da contação de história;
- Globo terrestre;
- Lavadora de alta pressão para os tapetes;
- Cadeira giratória ;
- Prateleira de livros;
 - Livros;
- Tapetes;
- Toalhas;
- Cortinas;
- Toldo para a cozinha e o lactário;
- Cobertura do tanque de areia com estrutura tubular e tela de proteção;
- materiais diversos de consumo.

As conselheiras representantes dos pais solicitaram o controle mais rígido do portão de entrada. Paras as mães, os horários de entrada e saída devem ser rígidos, sendo permitida a retirada de crianças fora dos horários em situações especiais de necessidade dos pais, doenças, consultas médicas, viagens. As autorizações especiais de retirada de crianças fora do horário devem ser autorizadas pela direção após análise de pedido formulado pelos pais. Os atrasos na entrada e saída também devem ser rigorosamente controlados, com anotação em livro próprio. As reincidências devem ser encaminhadas para a direção que agendará reunião com os pais para analisar os atrasos, e conforme o caso encaminhar o problema para o Conselho Tutelar. Concluindo os trabalhos, o diretor solicitou a apresentação de candidatura para a presidência do Conselho. Houve inscrição dos cinco representantes dos pais. Após dois processos de eleição, foi eleita para a presidência do Conselho de Escola, a Sra. Priscylla Tamires de Oliveira Naligatski Toledo. Os conselheiros parabenizaram a Sra. Priscylla pela eleição. Nada mais havendo a tratar, o diretor da escola agradeceu a presença e colaboração de todos, e encerrou a reunião às dezenove horas e quarenta e minutos, da qual redigi e lavrei a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola e pelos demais membros participantes.

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