quinta-feira, 26 de abril de 2018

ATAS DA PRIMEIRA REUNIÃO DE PAIS REALIZADA NO DIA 27 FEVEREIRO DE 2018


ATA de Reunião de Pais do Berçário I A - Integral  
Professoras: Marilena, Marli e Regina




Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, realizou-se na sala B1-A da EMEI Bambalalão, às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião de pais do ano dois mil e dezoito. Inicialmente as professoras agradeceram a presença dos pais e responsáveis, considerada de grande importância para o atendimento compartilhado dos bebês. Foram abordados os seguintes assuntos: calendário escolar, horário de entrada das 07:00 às 08:00 e saída de alunos das 16:50 às 17:30, uniforme da escola (camiseta), orientação sobre administração de medicamentos na escola, apresentação e entrega dos cadernos de recados aos pais, esclarecimento da rotina das crianças na escola e projetos pedagógicos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, normas de convivência na escola, aumento de temperatura das crianças a partir de 37,50º é considerado febre e será necessário entrar em contato com os pais/responsáveis para buscar a criança, pessoas autorizadas a retirarem as crianças, quantidades de fraldas e roupas, sacolinhas para roupas sujas, manter as unhas das crianças sempre aparadas, informar e atualizar a ficha de matrícula das crianças, informar qualquer alteração significativa, principalmente de restrição alimentar. Após as orientações foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas, apresentação de sugestões ou reclamações. As dúvidas foram esclarecidas, não houve sugestões ou reclamações. Nada mais havendo a tratar, os professores agradeceram a presença de todos e a reunião foi encerrada.

ATA de Reunião de Pais Berçário II AB
Professoras: Cássia, Cristiane e Keli





Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, iniciamos a reunião, na sala de aula Berçário dois AB desta Unidade Escolar, onde as Professoras Cássia, Cristiane e Keli agradeceram a presença dos pais e se apresentaram. Na reunião foram tratados assuntos relevantes, tais como: calendário escolar, orientou-se sobre a adaptação e acolhimento da criança, horários de entrada e saída, rotina da sala, trocas e banhos das crianças, quantidade de professoras atendendo as crianças, explicou-se que a quarta professora está no lugar da ADI, organização para receber as crianças, foi explicado que recebe-se no carrinho ou cercado para segurança da criança, sobre os ambientes existentes na escola, semanário/projetos e experiências pedagógicas que serão desenvolvidas durante o ano letivo, pediu-se a colaboração dos pais para doação de babadores para as crianças, falou-se sobre o uso do uniforme escolar, pediu-se para os pais cortarem as unhas da criança e observar regularmente, orientou-se sobre febre a partir de 37,5º ligaremos para os responsáveis, medicamentos, receita atualizada e autorização da escola, organização das bolsas das crianças com trocas suficiente de roupas (calor e frio), fraldas, pomada de assadura, lenço umedecido, sacolinha plástica (todos os pertences das crianças serão utilizados e guardados na própria bolsa todos os dias), solicitou-se aos pais uma escova de dente e creme dental para a higiene bucal, ressaltou-se a importância da criança não vir para escola com pulseira, colar, presilha pequena, brinco grande ou de ouro, quanto aos riscos de acidentes e perda dos acessórios, pediu-se para os pais avisarem na entrada se a criança está bem, se veio alimentada naquele momento e para avisarem se estiverem com algum machucado não aparente. Houve a apresentação do Diretor, da Coordenadora e da Vice-diretora, onde o Diretor orientou os pais a procurar a direção se tiverem alguma dúvida que as professoras não puderem resolver. Tivemos quase cem por cento de presença dos pais, foi uma reunião proveitosa, onde se esclareceram muitas dúvidas dos pais, nas quais alguns questionaram a diferença de idade das crianças na sala, esclarecemos os motivos e orientamos procurarem a Secretaria da Educação. Foi questionado também sobre o cardápio das crianças quanto as refeições com açucares ou muito gordurosas (leite achocolatado, bolacha recheada, entre outros), muitos não concordam com algum tipo de alimento que está no cardápio por se tratar de crianças de berçário muito pequenas, explicamos sobre o cardápio e sugerimos que averiguaremos sobre possíveis mudanças. Agradecemos a presença de todos e orientamos sempre perguntar se tiverem dúvidas e contar com as professoras sempre que precisarem, assim como precisaremos deles para termos um ano letivo agradável e um bom relacionamento para tratar de assuntos ligados as crianças que são de maior importância dentro da escola.



 ATA de Reunião de Pais Berçário II C
Professoras: Adriana, Eliane e Valéria.

 

No dia vinte e sete de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, na sala de aula desta unidade escolar, reuniram-se professoras e pais para se conhecerem melhor e tratar assuntos relevantes ao desenvolvimento e bom funcionamento da rotina da criança no cotidiano escolar, atividades e projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, tratou-se também assuntos tais como: horários de entrada e saída, regimento escolar, atualização de fichas, aleitamento, endereços, telefones e autorizados a retirar a criança da unidade escolar, roupas, lenços umedecidos e acessórios suficientes e de acordo com a estação, corte de unhas, piolhos, mordidas, administração de medicamentos, horários de banho e refeições, recados e informações, apresentação do calendário escolar e falou-se também do uniforme da escola (optativo) caso alguém tivesse o interesse. Houve o pedido para que sejam respeitados os horários de entrada e saída da criança da unidade escolar para que a rotina possa acontecer de maneira tranqüila, que todos estejam atualizando sempre que necessário as informações importantes ao dia e segurança da criança. Leu-se o regimento da escola, para tomar ciência de seus deveres. Orientou-se os pais quanto ao uso de medicamentos e pomadas e a necessidade de receita médica e autorização da escola, para que os mesmos possam ser administrados na unidade escolar. Solicitou-se roupas e sapatos suficientes, atenção a unhas, para que as crianças possam brincar em segurança, prevenindo assim arranhões em momentos de disputa de brinquedos e cabelos para evitar piolhos. Expressou-se a necessidade de um trabalho em conjunto com bastante dialogo junto às crianças sobre suas relações com os amigos, contribuindo para que mordidas, arranhões não aconteçam. Foram esclarecidos como serão feitos os recados e informações da criança. Falou-se dos horários de cada refeição e banho. Foram apresentados aos pais os projetos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, expondo o rico e vasto trabalho na construção do desenvolvimento e autonomia da criança, houve também o pedido de pastas para armazenar as atividades realizadas no decorrer do ano letivo. Apresentou-se o calendário escolar de 2018 e comunicou a disponibilidade do mesmo no blog da escola, para que possam ter conhecimento dos dias que a escola não funcionará para que possam se preparar e planejar. Abriu-se espaço para tirar dúvidas e dar opiniões. Vários pais presentes na reunião disseram estar muito preocupados com essa mistura de idades, já que na sala há crianças que completaram um ano e crianças que farão dois anos, expressando também o desejo de mudar a criança para uma sala mais homogênea. Explicou-se, portanto que não seria possível essa mudança, pois a matricula foi feita conforme a data base de trinta de junho. Questionaram também a respeito das atividades, de como seria a oferta, já que a diferença de idade é muito grande, como resposta as professoras disseram que a atividade será a mesma para todas as crianças, só que com diferentes graus de dificuldades e estratégias de acordo com o limite e capacidade de cada criança. Sem mais a acrescentar, agradecemos a presença de todos e nos despedimos, frisando de que haveria abertura a um atendimento individualizado, para melhor sanar dúvidas a respeito de seus filhos, alguns pais continuaram para maiores esclarecimentos quanto ao dia de seu filho no ambiente escolar.


 ATA de Reunião de Pais Maternal I A/B
Professoras: Aline e Raquel

 

Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na escola EMEI BAMBALALÃO a primeira Reunião de Pais deste ano letivo, tendo uma grande participação, e quem não compareceu avisou no decorrer da semana. Os assuntos tratados foram transmitidos pelas professoras Aline e Raquel, sendo eles: horário de funcionamento e abertura do portão pela manhã e no período da tarde (entrada e saída); sacola plástica na bolsa para as roupas sujas, quantidade de roupas e fraldas; foi passado que as crianças nesta sala de meio período não tomam banho (apenas quando necessário de corpo inteiro), toda vez que fizer coco aí sim será dado meio banho com toda certeza, cortar as unhas toda semana; explicamos rapidamente sobre mordidas; que faz parte da própria idade, para eles não induzirem que o filho mordido se “vingue” mordendo também e não brincar com eles de mordidinhas; o cuidado com o cabelo, amarrando sempre; sobre piolho que nesta fase também é comum, avisamos que no momento não temos nenhuma criança com piolho; colocação de nome nos objetos pessoais, foi reforçado que não somos responsáveis por perda de brinco, pulseira, anel, orientação dada no momento da matricula nas Normas de Gestão e Convivência da Escola, que o ideal é não mandar a criança com esses objetos, mas se assim o preferir nós não temos como nos responsabilizar por esses objetos, e também salientamos que não são seguros podendo ocorrer acidentes como uma criança puxar da outra e acabar se ferindo ou coisa assim; explicamos sobre o desfralde, temos uma data para o inicio, na segunda quinzena de março, mas só daremos inicio quando a família começar em casa; foi orientado para aumentar a quantidade de roupa como calcinhas, cuecas, shorts, para qualquer eventualidade; falamos da situação da roupa e sapatos fácil de calçar e vestir, por tirar, para a criança não ter dificuldade para o desfralde; a escovação também será nesta mesma data, para os pais se prepararem para organizar com a compra da escova dental e pasta; um assunto que foi muito importante para o conhecimento dos pais é o trabalho pedagógico que realizamos na unidade escolar, mostramos o cronograma de atividades, o calendário escolar com as datas importantes para eles organizarem sobre Ponto Facultativo, inicio e fim do Recesso Escolar, Semanário, Cronograma Mensal que ficara na porta para eles acompanharem o que foi trabalhado naquele mês, os cadernos de Banho, Registro de Presença, Acontecimentos do Dia, Atestado Medico, Medicamentos (só ministramos o remédio com a autorização e receita do mesmo na data correta do receituário), pedimos uma atenção maior na assinatura no Registro de Presença Semanal que fica na prancheta na mesa de fora da sala; transmitimos que todas essas informações e muitas outras estão no blog da escola, que a unidade escolar também tem facebook, email, e o endereço está no blog; o uniforme da escola que é uma camiseta com o logotipo é importante para a identificação da criança, porém não é de uso obrigatório, mas uma boa ideia por inúmeros benefícios; mostrou-se as canecas que as professoras compraram com o nosso recurso financeiro para todos usarem, assim, não haverá brigas visto que todas são iguais, da mesma cor, sendo dispensado o copo de casa; passamos os horários de rotina da sala para se possível fazer em casa também e a criança não sentirá tanta diferença com horário das refeições, sono, etc. Logo após tantos assuntos relacionados demos por encerrada a reunião e agradecemos a presença de todos. Foi distribuído um pirulito com uma mensagem de agradecimento e uma atividade para os pais fazerem e entregarem até a sexta feira para por em exposição “A Historia do Meu Nome”, um relato do por que a escolha desse nome ao filho (a) e essa será a primeira atividade da pasta da criança, foi passado que não haverá muito papel, será trabalhado o lúdico, brincadeiras, cartazes entre outros; alguns pais se propuseram a conversar individualmente sobre seu filho e conforme esclarecidos eles foram para casa, encerramos a reunião às dezenove horas e quarenta e cinco minutos. Esta ata foi lavrada por mim Raquel de Fátima Evangelista.


ATA de Reunião de Pais Maternal I C
Professoras: Mara e Viviane





Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, reuniram-se as professoras, Pais e responsáveis dos alunos do maternal I C para a realização da reunião escolar. Iniciou-se a reunião com os agradecimentos pela presença e após dando sequência aos itens da pauta falou-se sobre a rotina e explicação dos projetos trabalhados, mencionando os eixos e campos de experiências como norte de nossas ações pedagógicas. Em sequência informou-se sobre o uso de medicação na escola e algumas normas a serem cumpridas pelos pais ou responsáveis, a fim de prover e garantir o bem estar de seus filhos, também pedimos para que os pais se posicionassem em relação a questão alérgica, atualização de endereços e telefones e pessoas autorizadas a retirar a criança da escola. Após, foi mencionado pelas professoras a quantidade necessária de roupas, fraldas, sapatos adequados, sendo pedido também para que mandassem sacola plástica para a colocação devida da roupa suja da criança dentro de sua mochila, pediu-se também uma caneca sem tampa para uso individual e escova dental, em contrapartida aproveitou-se para pedir doação de brinquedos em bom estado e adequado para a idade dos seus filhos, logo foi dada oportunidade para possíveis questionamentos quando houve agradecimentos. O diretor José Hélio pediu licença e se fez presente na reunião por alguns instantes para que pudesse esclarecer assuntos referentes ao pedagógico, sem mais questionamentos, eu Viviane Silva Camargo, professora de desenvolvimento infantil, lavro a presente ATA que vai assinada por mim e pelos demais presentes.



ATA de Reunião de Pais Maternal I D/E
Professoras: Drielly e Maria Terezinha

 














Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, na sala de aula Maternal ID/E, foi realizada a primeira reunião de pais deste ano letivo, na escola EMEI Bambalalão. Estiveram presentes trinta pais, sendo doze pais do maternal ID e dezoito do maternal IE. Iniciamos com agradecimento aos pais pela presença e falamos sobre a importância da participação deles nas reuniões. Logo após foi feita apresentação das professoras Drielly e Maria Terezinha. Em seguida, os pais foram orientados sobre: a rotina da sala; trabalho pedagógico, realização de projetos; calendário escolar; horário de entrada e saída; atualização dos dados na ficha das crianças; pessoas autorizadas para retirar a criança; uso das canecas; remédios; uniforme; retirada de fraldas. Os pais ficaram satisfeitos com as informações, havendo um tempo para tirar suas dúvidas e trocar informações. Nada mais tendo a registrar, a reunião encerrou-se às dezenove horas e trinta minutos, com o agradecimento pela presença.



 ATA de Reunião de Pais Maternal II A
Professora: Ana Carolina Fulgêncio



Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na EMEI Bambalalão, na sala de reuniões, a primeira reunião de pais, para tratar de assuntos pertinentes a rotina da escola e das crianças. A professora Ana Carolina se fez presente, junto a maioria dos pais, que ali estavam presentes. Diante da pauta da reunião, foram abordados os seguintes assuntos: apresentação da professora da sala e professora de inglês; professora auxiliar; apresentação da escola; pedido de doação de brinquedos; didática da escola; mural de atividades; horários; uniforme; calendário escolar; remédios; higiene; alimentação e adaptação/choro. Após, em momento aberto aos presentes, os pais puderam tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos. Ao final da reunião, a professora agradeceu aos pais pela presença e atendeu alguns pais individualmente. Sem mais a tratar, a reunião foi encerrada. Eu, Ana Carolina Fulgêncio da silva, professora, lavro a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes.

 ATA de Reunião de Pais Maternal II B
Professora: Ana Carolina dos Santos Silva


Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada a reunião de pais da classe Maternal II B, na sala de aula do Maternal II B. Conforme pauta de convocação, os pais foram orientados a se dirigirem para a sala de aula com a finalidade de tratar assuntos cotidianos de seus filhos. Os pais foram recebidos pela professora da classe com a saudação de boas vindas. A professora Ana Carolina falou sobre a importância da atualização dos dados na ficha das crianças, de como é a rotina escolar dos alunos. Foi falado também sobre a importância da assinatura dos pais na lista de entrega de seus filhos, como funciona a fase de adaptação das crianças nesse início de ano. Os pais foram orientados a trazer as escovas dentais e canecas, cada um de seus filhos, elas têm que vir identificadas com o nome de cada criança, assim também como as bolsas de cada aluno. Falamos sobre a doação de brinquedos, aqueles pais que tem brinquedos que o filho não usa, se houver interesse poderá estar doando para a escola. Explicamos também sobre a mordida na Educação Infantil. Todos concordaram. A reunião ocorreu tranquilamente. Nada mais havendo, a reunião foi encerrada, sendo esta ata lavrada por mim, Ana Carolina dos Santos da Silva.



  ATA de Reunião de Pais Maternal II C
Professoras: Maiany e Luciene


Aos vinte e sete de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na EMEI Bambalalão a primeira reunião de pais e mestres do ano. Inicialmente, houve a apresentação das professoras titulares da classe, juntamente com a professora de Inglês Lizandra. Em seguida, a professora Luciene leu um texto de autor desconhecido para reflexão de todos. Após, houve a apresentação do calendário escolar; a rotina dos alunos; atividades pedagógicas e permanentes; os cadernos de relatório; medicação e semanário das professoras para os presentes terem ciência de que tudo é documentado. Foi falado também sobre os cuidados de higiene pessoal das crianças, quanto às unhas e cabelos, pediu-se também copos e escova dental para uso na sala de aula; doação de livros; revistas; brinquedos, para que possam ser usados nas atividades pedagógicas, e pasta transparente para guardar as atividades. Os presentes foram orientados sobre a importância do uso do uniforme para identificação dos alunos bem como o conforto que este proporciona. As professoras reforçaram a necessidade de obediência aos horários de entrada e saída dos alunos e as normas de uso de medicação, caso haja necessidade os pais deverão comunicar a coordenação munidos de receita médica atualizada. A professora Luciene pediu aos que façam filar para pegar as crianças na porta da sala contribuindo assim para a melhor organização e segurança das crianças. Ao fim da reunião com os pais e responsáveis, foi aberto espaço para dúvidas e sugestões. Os presentes questionaram sobre a falta de caderno de recados na mochila das crianças. Nada mais tendo a tratar, houve a oferta pelas professoras de um mimo em agradecimento pela presença e interesse dos pais.


 ATA de Reunião de Pais Maternal II D
Professoras: Crislaine e Luciana


Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e dez minutos, foi realizada a primeira reunião de pais na EMEI Bambalalão. A reunião foi dirigida pelas professoras Crislaine Feitoza e Luciana A. Martins Honório. Foram tratados assuntos relevantes ao cotidiano da criança dentro do contexto escolar, tais como: rotina, procedimentos de entrada, troca de informações entre pais e professoras, relacionamento entre pais e professoras, mochila (roupas extras, calçados, chinelos e sacolas), copos, pentes e escovas de dente, agenda visitada pelos pais, atividades pedagógicas, normas de convivência da escola, objetos que oferecem riscos às crianças (brincos, fivelas, brinquedos muito pequenos, etc), higiene pessoal e pediculose, encaminhamentos médicos, orientações sobre alimentação, medicação, alimentação diferenciada, comportamento em sala de aula e outros espaços, criança chegar comendo na escola, telefones dos pais estarem atualizados, pessoas autorizadas a retirar as crianças, regras da sala de aula, palavrões, tombos, brigas e mordidas, retirada da fralda, chupetas sinalizadas e uso só durante o sono, uniforme, sugestões de materiais e contribuições voluntarias. Foi explanado pelas professoras a importância e necessidade de a criança aprender e compreender regras e limites, como permanecer na roda, participar das atividades, sentar-se a mesa, não subir nos bancos do refeitório, respeitar a comanda das professoras. Tratamos também sobre o comportamento (egocêntrico) que algumas crianças apresentam na hora de compartilhar brinquedos, sobre as crianças que mordem os amigos, aquelas que apresentam agressividade com os demais, não obedecem a regras e nem as professoras. Solicitamos aos senhores pais e responsáveis que estejam sempre atentos às unhas das crianças para que não aconteça caso de lesões entre as crianças, e caso a criança se apresente com as unhas grandes o responsável será solicitado a cortá-las antes mesmo de entrar na aula. Foi abordado sobre pais ou responsáveis que prolongam a conversa na hora da professora receber os alunos, orientados para que marquem uma reunião no horário de H.E, para que seja tratado efetivamente. Alguns pais pediram orientações sobre como lidar com os filhos na hora da birra e agressividade. Orientamos sobre a importância da participação dos pais na vida da criança, manter um convívio efetivo nos horários designados, nas refeições sempre mantendo um dialogo com a criança sobre a vivencia na escola, importância de obedecer as regras e limites de convivência. Solicitamos aos pais ou responsáveis que providenciem pastas para armazenamento das atividades realizadas em sala. Solicitamos escovas de dente, creme dental e copos para uso das crianças em sala. Pedimos o cuidado na hora de arrumar a mochila das crianças, colocando roupas de acordo com o clima, confortáveis e chinelos para que possam brincar mais tranquilamente. Pedimos doações de brinquedos, livros e revistas, os pais se prontificaram a contribuir. Apresentamos aos pais o quadro de atividades pedagógicas, calendário, materiais pedagógicos, e todos os cadernos usados para tratar assuntos inerentes as aulas e as crianças. A professora de educação física do período da tarde se apresentou e explanou sobre suas aulas. Algumas mães questionaram a ausência da professora de inglês, pois queria saber quais eram os conteúdos a serem trabalhados com as crianças. Recebemos elogios pelo trabalho, uma mãe salientou que nós somos “campeãs” por atender todas as crianças. Compareceu um numero considerável de pais, porém a ausência de muitos é preocupante, considerando que estamos iniciando um período letivo, e a importância de a família e a escola fazerem esse trabalho em conjunto é fundamental. Após o termino da reunião alguns pais ainda ficaram tirando duvidas e perguntando sobre o desenvolvimento e comportamento dos filhos. Nada mais havendo a declarar, esta ata foi redigida e lavrada por mim, professora Luciana Alves Martins Honório.


  ATA de Reunião de Pais Maternal II E
Professoras: Maria e Marielle


Aos vinte e sete de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na EMEI Bambalalão a primeira reunião de pais e mestres do ano de dois mil e dezoito. Inicialmente foi explicado o motivo da ausência da professora Marielle e houve agradecimento pela presença de todos os pais. Na reunião foi apresentado o calendário de projetos pedagógicos e sequências didáticas do ano letivo de dois mil e dezoito, onde foram esclarecidas várias dúvidas dos pais em relação ao projeto por ser uma sala de período integral. Também conversamos sobre o horário de entrada e saída das crianças, para ser evitado o atraso para não comprometer a rotina. Esclarecemos as dúvidas das medicações quando a criança estiver doente, dando toda a orientação de como proceder se caso for necessário. Falamos um pouco sobre a higiene das crianças, pedindo principalmente para que tragam as crianças com as unhas aparadas para não ter perigo de arranhar os amiguinhos. Pedimos a colaboração dos pais também para mandarem todos os objetos e roupas de seus filhos com identificação para facilitar o dia a dia e não ter perigo de perder e explicamos aos pais sobre o período de adaptação das crianças. Nada mais tendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezenove horas e vinte cinco minutos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário