ATA de Reunião de Pais do Berçário I A - Integral
Professoras:
Marilena, Marli e Regina
ATA de Reunião de Pais Berçário II AB
Professoras: Cássia, Cristiane e Keli
Aos vinte e sete dias
do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, iniciamos
a reunião, na sala de aula Berçário dois AB desta Unidade Escolar, onde as
Professoras Cássia, Cristiane e Keli agradeceram a presença dos pais e se
apresentaram. Na reunião foram tratados assuntos relevantes, tais como:
calendário escolar, orientou-se sobre a adaptação e acolhimento da criança,
horários de entrada e saída, rotina da sala, trocas e banhos das crianças,
quantidade de professoras atendendo as crianças, explicou-se que a quarta
professora está no lugar da ADI, organização para receber as crianças, foi
explicado que recebe-se no carrinho ou cercado para segurança da criança, sobre
os ambientes existentes na escola, semanário/projetos e experiências
pedagógicas que serão desenvolvidas durante o ano letivo, pediu-se a
colaboração dos pais para doação de babadores para as crianças, falou-se sobre
o uso do uniforme escolar, pediu-se para os pais cortarem as unhas da criança e
observar regularmente, orientou-se sobre febre a partir de 37,5º ligaremos para
os responsáveis, medicamentos, receita atualizada e autorização da escola,
organização das bolsas das crianças com trocas suficiente de roupas (calor e
frio), fraldas, pomada de assadura, lenço umedecido, sacolinha plástica (todos
os pertences das crianças serão utilizados e guardados na própria bolsa todos
os dias), solicitou-se aos pais uma escova de dente e creme dental para a
higiene bucal, ressaltou-se a importância da criança não vir para escola com
pulseira, colar, presilha pequena, brinco grande ou de ouro, quanto aos riscos
de acidentes e perda dos acessórios, pediu-se para os pais avisarem na entrada
se a criança está bem, se veio alimentada naquele momento e para avisarem se
estiverem com algum machucado não aparente. Houve a apresentação do Diretor, da
Coordenadora e da Vice-diretora, onde o Diretor orientou os pais a procurar a
direção se tiverem alguma dúvida que as professoras não puderem resolver.
Tivemos quase cem por cento de presença dos pais, foi uma reunião proveitosa,
onde se esclareceram muitas dúvidas dos pais, nas quais alguns questionaram a
diferença de idade das crianças na sala, esclarecemos os motivos e orientamos
procurarem a Secretaria da Educação. Foi questionado também sobre o cardápio
das crianças quanto as refeições com açucares ou muito gordurosas (leite achocolatado,
bolacha recheada, entre outros), muitos não concordam com algum tipo de
alimento que está no cardápio por se tratar de crianças de berçário muito
pequenas, explicamos sobre o cardápio e sugerimos que averiguaremos sobre
possíveis mudanças. Agradecemos a presença de todos e orientamos sempre
perguntar se tiverem dúvidas e contar com as professoras sempre que precisarem,
assim como precisaremos deles para termos um ano letivo agradável e um bom
relacionamento para tratar de assuntos ligados as crianças que são de maior
importância dentro da escola.
ATA de Reunião de Pais Berçário II C
Professoras: Adriana, Eliane e Valéria.
No
dia vinte e sete de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas e
quinze minutos, na sala de aula desta unidade escolar, reuniram-se professoras
e pais para se conhecerem melhor e tratar assuntos relevantes ao
desenvolvimento e bom funcionamento da rotina da criança no cotidiano escolar,
atividades e projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, tratou-se
também assuntos tais como: horários de entrada e saída, regimento escolar, atualização
de fichas, aleitamento, endereços, telefones e autorizados a retirar a criança
da unidade escolar, roupas, lenços umedecidos e acessórios suficientes e de
acordo com a estação, corte de unhas, piolhos, mordidas, administração de
medicamentos, horários de banho e refeições, recados e informações,
apresentação do calendário escolar e falou-se também do uniforme da escola
(optativo) caso alguém tivesse o interesse. Houve o pedido para que sejam
respeitados os horários de entrada e saída da criança da unidade escolar para
que a rotina possa acontecer de maneira tranqüila, que todos estejam
atualizando sempre que necessário as informações importantes ao dia e segurança
da criança. Leu-se o regimento da escola, para tomar ciência de seus deveres. Orientou-se
os pais quanto ao uso de medicamentos e pomadas e a necessidade de receita
médica e autorização da escola, para que os mesmos possam ser administrados na
unidade escolar. Solicitou-se roupas e sapatos suficientes, atenção a unhas,
para que as crianças possam brincar em segurança, prevenindo assim arranhões em
momentos de disputa de brinquedos e cabelos para evitar piolhos. Expressou-se a
necessidade de um trabalho em conjunto com bastante dialogo junto às crianças
sobre suas relações com os amigos, contribuindo para que mordidas, arranhões
não aconteçam. Foram esclarecidos como serão feitos os recados e informações da
criança. Falou-se dos horários de cada refeição e banho. Foram apresentados aos
pais os projetos e atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo,
expondo o rico e vasto trabalho na construção do desenvolvimento e autonomia da
criança, houve também o pedido de pastas para armazenar as atividades realizadas
no decorrer do ano letivo. Apresentou-se o calendário escolar de 2018 e
comunicou a disponibilidade do mesmo no blog da escola, para que possam ter
conhecimento dos dias que a escola não funcionará para que possam se preparar e
planejar. Abriu-se espaço para tirar dúvidas e dar opiniões. Vários pais
presentes na reunião disseram estar muito preocupados com essa mistura de
idades, já que na sala há crianças que completaram um ano e crianças que farão
dois anos, expressando também o desejo de mudar a criança para uma sala mais
homogênea. Explicou-se, portanto que não seria possível essa mudança, pois a
matricula foi feita conforme a data base de trinta de junho. Questionaram também
a respeito das atividades, de como seria a oferta, já que a diferença de idade
é muito grande, como resposta as professoras disseram que a atividade será a
mesma para todas as crianças, só que com diferentes graus de dificuldades e
estratégias de acordo com o limite e capacidade de cada criança. Sem mais a
acrescentar, agradecemos a presença de todos e nos despedimos, frisando de que haveria
abertura a um atendimento individualizado, para melhor sanar dúvidas a respeito
de seus filhos, alguns pais continuaram para maiores esclarecimentos quanto ao
dia de seu filho no ambiente escolar.
ATA de Reunião de Pais Maternal I A/B
Professoras: Aline e Raquel
Aos vinte e sete dias do
mês de fevereiro do ano dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos,
foi realizada na escola EMEI BAMBALALÃO a primeira Reunião de Pais deste ano
letivo, tendo uma grande participação, e quem não compareceu avisou no decorrer
da semana. Os assuntos tratados foram transmitidos pelas professoras Aline e
Raquel, sendo eles: horário de funcionamento e abertura do portão pela manhã e
no período da tarde (entrada e saída); sacola plástica na bolsa para as roupas
sujas, quantidade de roupas e fraldas; foi passado que as crianças nesta sala
de meio período não tomam banho (apenas quando necessário de corpo inteiro),
toda vez que fizer coco aí sim será dado meio banho com toda certeza, cortar as
unhas toda semana; explicamos rapidamente sobre mordidas; que faz parte da
própria idade, para eles não induzirem que o filho mordido se “vingue” mordendo
também e não brincar com eles de mordidinhas; o cuidado com o cabelo, amarrando
sempre; sobre piolho que nesta fase também é comum, avisamos que no momento não
temos nenhuma criança com piolho; colocação de nome nos objetos pessoais, foi
reforçado que não somos responsáveis por perda de brinco, pulseira, anel,
orientação dada no momento da matricula nas Normas de Gestão e Convivência da
Escola, que o ideal é não mandar a criança com esses objetos, mas se assim o
preferir nós não temos como nos responsabilizar por esses objetos, e também
salientamos que não são seguros podendo ocorrer acidentes como uma criança
puxar da outra e acabar se ferindo ou coisa assim; explicamos sobre o desfralde,
temos uma data para o inicio, na segunda quinzena de março, mas só daremos
inicio quando a família começar em casa; foi orientado para aumentar a
quantidade de roupa como calcinhas, cuecas, shorts, para qualquer
eventualidade; falamos da situação da roupa e sapatos fácil de calçar e vestir,
por tirar, para a criança não ter dificuldade para o desfralde; a escovação
também será nesta mesma data, para os pais se prepararem para organizar com a
compra da escova dental e pasta; um assunto que foi muito importante para o
conhecimento dos pais é o trabalho pedagógico que realizamos na unidade
escolar, mostramos o cronograma de atividades, o calendário escolar com as
datas importantes para eles organizarem sobre Ponto Facultativo, inicio e fim
do Recesso Escolar, Semanário, Cronograma Mensal que ficara na porta para eles
acompanharem o que foi trabalhado naquele mês, os cadernos de Banho, Registro
de Presença, Acontecimentos do Dia, Atestado Medico, Medicamentos (só
ministramos o remédio com a autorização e receita do mesmo na data correta do
receituário), pedimos uma atenção maior na assinatura no Registro de Presença
Semanal que fica na prancheta na mesa de fora da sala; transmitimos que todas
essas informações e muitas outras estão no blog da escola, que a unidade
escolar também tem facebook, email, e o endereço está no blog; o uniforme da
escola que é uma camiseta com o logotipo é importante para a identificação da
criança, porém não é de uso obrigatório, mas uma boa ideia por inúmeros
benefícios; mostrou-se as canecas que as professoras compraram com o nosso
recurso financeiro para todos usarem, assim, não haverá brigas visto que todas
são iguais, da mesma cor, sendo dispensado o copo de casa; passamos os horários
de rotina da sala para se possível fazer em casa também e a criança não sentirá
tanta diferença com horário das refeições, sono, etc. Logo após tantos assuntos
relacionados demos por encerrada a reunião e agradecemos a presença de todos. Foi
distribuído um pirulito com uma mensagem de agradecimento e uma atividade para
os pais fazerem e entregarem até a sexta feira para por em exposição “A
Historia do Meu Nome”, um relato do por que a escolha desse nome ao filho (a) e
essa será a primeira atividade da pasta da criança, foi passado que não haverá
muito papel, será trabalhado o lúdico, brincadeiras, cartazes entre outros;
alguns pais se propuseram a conversar individualmente sobre seu filho e
conforme esclarecidos eles foram para casa, encerramos a reunião às dezenove
horas e quarenta e cinco minutos. Esta ata foi lavrada por mim Raquel de Fátima
Evangelista.
ATA de Reunião de Pais Maternal I C
Professoras: Mara e Viviane
Aos vinte e sete dias
do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze
minutos, reuniram-se as professoras, Pais e responsáveis dos alunos do maternal
I C para a realização da reunião escolar. Iniciou-se a reunião com os
agradecimentos pela presença e após dando sequência aos itens da pauta falou-se
sobre a rotina e explicação dos projetos trabalhados, mencionando os eixos e
campos de experiências como norte de nossas ações pedagógicas. Em sequência
informou-se sobre o uso de medicação na escola e algumas normas a serem
cumpridas pelos pais ou responsáveis, a fim de prover e garantir o bem estar de
seus filhos, também pedimos para que os pais se posicionassem em relação a
questão alérgica, atualização de endereços e telefones e pessoas autorizadas a
retirar a criança da escola. Após, foi mencionado pelas professoras a
quantidade necessária de roupas, fraldas, sapatos adequados, sendo pedido
também para que mandassem sacola plástica para a colocação devida da roupa suja
da criança dentro de sua mochila, pediu-se também uma caneca sem tampa para uso
individual e escova dental, em contrapartida aproveitou-se para pedir doação de
brinquedos em bom estado e adequado para a idade dos seus filhos, logo foi dada
oportunidade para possíveis questionamentos quando houve agradecimentos. O
diretor José Hélio pediu licença e se fez presente na reunião por alguns
instantes para que pudesse esclarecer assuntos referentes ao pedagógico, sem
mais questionamentos, eu Viviane Silva Camargo, professora de desenvolvimento
infantil, lavro a presente ATA que vai assinada por mim e pelos demais
presentes.
ATA de Reunião de Pais Maternal I D/E
Professoras: Drielly e Maria Terezinha
Aos vinte e sete dias
do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos,
na sala de aula Maternal ID/E, foi realizada a primeira reunião de pais deste
ano letivo, na escola EMEI Bambalalão. Estiveram presentes trinta pais, sendo
doze pais do maternal ID e dezoito do maternal IE. Iniciamos com agradecimento
aos pais pela presença e falamos sobre a importância da participação deles nas
reuniões. Logo após foi feita apresentação das professoras Drielly e Maria
Terezinha. Em seguida, os pais foram orientados sobre: a rotina da sala;
trabalho pedagógico, realização de projetos; calendário escolar; horário de
entrada e saída; atualização dos dados na ficha das crianças; pessoas
autorizadas para retirar a criança; uso das canecas; remédios; uniforme; retirada
de fraldas. Os pais ficaram satisfeitos com as informações, havendo um tempo
para tirar suas dúvidas e trocar informações. Nada mais tendo a registrar, a
reunião encerrou-se às dezenove horas e trinta minutos, com o agradecimento
pela presença.
ATA de Reunião de Pais Maternal II A
Professora: Ana Carolina Fulgêncio
ATA de Reunião de Pais Maternal II B
Professora: Ana Carolina dos Santos
Silva
Aos vinte e sete dias
do mês de fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi
realizada a reunião de pais da classe Maternal II B, na sala de aula do
Maternal II B. Conforme pauta de convocação, os pais foram orientados a se
dirigirem para a sala de aula com a finalidade de tratar assuntos cotidianos de
seus filhos. Os pais foram recebidos pela professora da classe com a saudação
de boas vindas. A professora Ana Carolina falou sobre a importância da
atualização dos dados na ficha das crianças, de como é a rotina escolar dos
alunos. Foi falado também sobre a importância da assinatura dos pais na lista
de entrega de seus filhos, como funciona a fase de adaptação das crianças nesse
início de ano. Os pais foram orientados a trazer as escovas dentais e canecas,
cada um de seus filhos, elas têm que vir identificadas com o nome de cada criança,
assim também como as bolsas de cada aluno. Falamos sobre a doação de
brinquedos, aqueles pais que tem brinquedos que o filho não usa, se houver
interesse poderá estar doando para a escola. Explicamos também sobre a mordida
na Educação Infantil. Todos concordaram. A reunião ocorreu tranquilamente. Nada
mais havendo, a reunião foi encerrada, sendo esta ata lavrada por mim, Ana
Carolina dos Santos da Silva.
ATA de Reunião de Pais Maternal II C
Professoras: Maiany e Luciene
Aos vinte e sete de fevereiro de dois
mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na EMEI
Bambalalão a primeira reunião de pais e mestres do ano. Inicialmente, houve a
apresentação das professoras titulares da classe, juntamente com a professora de
Inglês Lizandra. Em seguida, a professora Luciene leu um texto de autor
desconhecido para reflexão de todos. Após, houve a apresentação do calendário
escolar; a rotina dos alunos; atividades pedagógicas e permanentes; os cadernos
de relatório; medicação e semanário das professoras para os presentes terem
ciência de que tudo é documentado. Foi falado também sobre os cuidados de
higiene pessoal das crianças, quanto às unhas e cabelos, pediu-se também copos
e escova dental para uso na sala de aula; doação de livros; revistas;
brinquedos, para que possam ser usados nas atividades pedagógicas, e pasta
transparente para guardar as atividades. Os presentes foram orientados sobre a
importância do uso do uniforme para identificação dos alunos bem como o
conforto que este proporciona. As professoras reforçaram a necessidade de
obediência aos horários de entrada e saída dos alunos e as normas de uso de
medicação, caso haja necessidade os pais deverão comunicar a coordenação munidos
de receita médica atualizada. A professora Luciene pediu aos que façam filar
para pegar as crianças na porta da sala contribuindo assim para a melhor
organização e segurança das crianças. Ao fim da reunião com os pais e
responsáveis, foi aberto espaço para dúvidas e sugestões. Os presentes
questionaram sobre a falta de caderno de recados na mochila das crianças. Nada
mais tendo a tratar, houve a oferta pelas professoras de um mimo em
agradecimento pela presença e interesse dos pais.
ATA de Reunião de Pais Maternal II D
Professoras: Crislaine e Luciana
Aos vinte e sete dias do mês de
fevereiro de dois mil e dezoito, às dezoito horas e dez minutos, foi realizada a
primeira reunião de pais na EMEI Bambalalão. A reunião foi dirigida pelas
professoras Crislaine Feitoza e Luciana A. Martins Honório. Foram tratados
assuntos relevantes ao cotidiano da criança dentro do contexto escolar, tais
como: rotina, procedimentos de entrada, troca de informações entre pais e
professoras, relacionamento entre pais e professoras, mochila (roupas extras,
calçados, chinelos e sacolas), copos, pentes e escovas de dente, agenda
visitada pelos pais, atividades pedagógicas, normas de convivência da escola,
objetos que oferecem riscos às crianças (brincos, fivelas, brinquedos muito
pequenos, etc), higiene pessoal e pediculose, encaminhamentos médicos,
orientações sobre alimentação, medicação, alimentação diferenciada,
comportamento em sala de aula e outros espaços, criança chegar comendo na
escola, telefones dos pais estarem atualizados, pessoas autorizadas a retirar
as crianças, regras da sala de aula, palavrões, tombos, brigas e mordidas,
retirada da fralda, chupetas sinalizadas e uso só durante o sono, uniforme,
sugestões de materiais e contribuições voluntarias. Foi explanado pelas professoras a importância e necessidade
de a criança aprender e compreender regras e limites, como permanecer na roda,
participar das atividades, sentar-se a mesa, não subir nos bancos do
refeitório, respeitar a comanda das professoras. Tratamos
também sobre o comportamento (egocêntrico) que algumas crianças apresentam na
hora de compartilhar brinquedos, sobre as crianças que mordem os amigos,
aquelas que apresentam agressividade com os demais, não obedecem a regras e nem
as professoras. Solicitamos aos senhores pais e responsáveis que estejam sempre
atentos às unhas das crianças para que não aconteça caso de lesões entre as
crianças, e caso a criança se apresente com as unhas grandes o responsável será
solicitado a cortá-las antes mesmo de entrar na aula. Foi abordado sobre pais ou responsáveis que
prolongam a conversa na hora da professora receber os alunos, orientados para
que marquem uma reunião no horário de H.E, para que seja tratado efetivamente.
Alguns pais pediram orientações sobre como lidar com os filhos na hora da birra
e agressividade. Orientamos sobre a importância da participação dos pais na
vida da criança, manter um convívio efetivo nos horários designados, nas refeições
sempre mantendo um dialogo com a criança sobre a vivencia na escola,
importância de obedecer as regras e limites de convivência. Solicitamos aos pais ou responsáveis que
providenciem pastas para armazenamento das atividades realizadas em sala.
Solicitamos escovas de dente, creme dental e copos para uso das crianças em
sala. Pedimos
o cuidado na hora de arrumar a mochila das crianças, colocando roupas de acordo
com o clima, confortáveis e chinelos para que possam brincar mais
tranquilamente. Pedimos
doações de brinquedos, livros e revistas, os pais se prontificaram a
contribuir. Apresentamos
aos pais o quadro de atividades pedagógicas, calendário, materiais pedagógicos,
e todos os cadernos usados para tratar assuntos inerentes as aulas e as
crianças. A professora de educação física do período da tarde se apresentou e
explanou sobre suas aulas. Algumas mães questionaram a ausência da professora
de inglês, pois queria saber quais eram os conteúdos a serem trabalhados com as
crianças. Recebemos
elogios pelo trabalho, uma mãe salientou que nós somos “campeãs” por atender
todas as crianças. Compareceu um numero considerável de pais, porém a ausência
de muitos é preocupante, considerando que estamos iniciando um período letivo,
e a importância de a família e a escola fazerem esse trabalho em conjunto é
fundamental. Após o termino da reunião alguns pais ainda ficaram tirando
duvidas e perguntando sobre o desenvolvimento e comportamento dos filhos. Nada
mais havendo a declarar, esta ata foi redigida e lavrada por mim, professora
Luciana Alves Martins Honório.
ATA de Reunião de Pais Maternal II E
Professoras: Maria e Marielle
Aos vinte e sete de fevereiro de dois
mil e dezoito, às dezoito horas e quinze minutos, foi realizada na EMEI Bambalalão
a primeira reunião de pais e mestres do ano de dois mil e dezoito. Inicialmente
foi explicado o motivo da ausência da professora Marielle e houve agradecimento
pela presença de todos os pais. Na reunião foi apresentado o calendário de
projetos pedagógicos e sequências didáticas do ano letivo de dois mil e
dezoito, onde foram esclarecidas várias dúvidas dos pais em relação ao projeto
por ser uma sala de período integral. Também conversamos sobre o horário de
entrada e saída das crianças, para ser evitado o atraso para não comprometer a
rotina. Esclarecemos as dúvidas das medicações quando a criança estiver doente,
dando toda a orientação de como proceder se caso for necessário. Falamos um
pouco sobre a higiene das crianças, pedindo principalmente para que tragam as
crianças com as unhas aparadas para não ter perigo de arranhar os amiguinhos. Pedimos
a colaboração dos pais também para mandarem todos os objetos e roupas de seus
filhos com identificação para facilitar o dia a dia e não ter perigo de perder
e explicamos aos pais sobre o período de adaptação das crianças. Nada mais
tendo a tratar, a reunião foi encerrada às dezenove horas e vinte cinco
minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário