CONSELHO
DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO
ATA
DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ESCOLA
26/02/2019
Aos vinte e seis dias do mês de fevereiro
de dois mil e dezenove, às 18h15, reuniram-se na sala da direção da EMEI
Bambalalão, José Helio da Silva (diretor de escola), Adriana Messias Bavaresco (professores);
Ana Carolina Fulgêncio Magrinelli (professores); Ana Paula Albino (técnico-administrativo);
Crislaine Feitosa Sepúlveda (professores); Natalia Villani Cleante (pais) e Rosane
de Cássia Frungilo Batistela (professores), para tratar da seguinte pauta: aprovação
da ata da 4ª reunião ordinária realizada no dia 04 de dezembro de 2018;
apresentação e aprovação das contas da APM; plano de aplicação dos recursos da
APM; e homologação do calendário escolar de 2019. Esta reunião foi realizada em
conjunto com a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Associação de
Pais e Mestres da EMEI Bambalalão. O diretor José Helio da Silva saudou os
presentes e em seguida passou a discorrer sobre a pauta de convocação do dia 22
de fevereiro de 2019. Fez uma breve leitura e comentário da ata da reunião do
dia 04 de dezembro de 2018, aprovada sem ressalvas pelos membros presentes. O
diretor comunicou a solução do problema de infiltração de água pluvial com a vedação
das emendas das calhas. Os problemas da iluminação do pátio coberto também
foram resolvidos. Na sequência, houve a apresentação das despesas e saldo das
contas da APM vinculadas ao Programa Dinheiro Direto na Escola. No final do ano
2017 a escola foi contemplada com recursos depositados pelo FNDE em conta de
poupança aberta no Banco do Brasil no montante de R$ 10.000,00 para a
implementação de ações que promovam a acessibilidade da escola. Estes recursos
pertencem ao Programa Escola Acessível do
Ministério da Educação que possui os seguintes objetivos: Adequar arquitetônica
ou estruturalmente, os espaços físicos reservados à instalação e funcionamento
de salas de recursos multifuncionais, a fim de atender os requisitos de
acessibilidade; Adequar sanitários, alargar portas e vias de acesso, construir
rampas, instalar corrimão e colocar sinalização tátil e visual; Adquirir
mobiliário acessível, cadeira de rodas, material desportivo acessível e outros
recursos de tecnologia assistiva. Como o recurso foi depositado no final do ano
2017, este colegiado e a Associação de Pais e Mestres – unidade executora do
programa, considerando a acessibilidade já existente no prédio da escola,
elencou-se durante o ano de 2018 algumas ações para aumentar a acessibilidade
dos alunos e dos pais, concluindo-se por uma proposta que agora apresentamos
para deliberação dos membros do colegiado. A presidente da APM salientou que os
recursos do Programa Acessibilidade estão sendo remunerados em conta de
poupança não havendo prejuízos pela demora em sua execução. O diretor informou
que a conta aberta no Banco do Brasil para as despesas do programa Escola
Acessível – EMEI Bambalalão- Estrutura apresenta o saldo de R$ 10.227,89 neste
dia 26 de fevereiro, tendo sido remunerada desde o seu depósito em R$ 227,89. Em
seguida o diretor apresentou um plano de atendimento de acordo com as sugestões
dos professores e da equipe gestora: aquisição de cadeira de rodas; pagamento
de mão de obra para instalação de barras de apoio; confecção e instalação de
barras de corrimão na entrada principal e na entrada dos alunos; aquisição de
facilitador de preensão palmar; aquisição de colher adaptada; instalação de
barras de apoio de 60 cm nos lavatórios dos banheiros das crianças; aquisição
de barras de apoio de 80 cm para instalação nos banheiros; aquisição de painel
de alfabeto em libras; aquisição de painel de luzes coloridas e bancada
sensorial. O plano de atendimento foi aprovado pelos conselheiros do Conselho
de Escola e da APM. O diretor informou que o Plano de Atendimento será
cadastrado no sistema SIMEC para validação da Secretaria da Educação e
aprovação do MEC. O Plano de Atendimento será executado após o cumprimento
dessas etapas. No Programa PDDE Escola houve a reprogramação do saldo do exercício
encerrado em 31 de dezembro de 2017 em R$ 1.521,09 para despesas de custeio e
R$ 5,840,00 para despesas de capital. Foram adquiridos neste ano 3 aparelhos de
televisão de 32” (capital) no valor de R$ 3.297,00 e materiais de consumo
(custeio) no valor de R$ 372,40. Houve a aquisição de armário de aço de parede
para a cozinha e uma máquina lavadora de alta pressão. Os conselheiros
aprovaram as despesas, sendo estabelecida a meta de equipar todas as salas de
aula/berçários com novos aparelho de televisão. Ainda restam 04 salas de aula
para receber novos aparelhos em substituição dos antigos. O diretor informou
que o saldo atual da conta corrente apresenta-se da seguinte forma: R$ 2.543,00
(capital) e R$ 1.148,69 (custeio). Os conselheiros e representantes da APM
aprovaram também aquisições de toldos para a cozinha e lactário; livros, estantes
para livros, máquina fotográfica e materiais de custeio. Houve também
solicitação de readequação dos bebedouros instalados na escola para melhor
servir as crianças e os funcionários. Com relação às despesas com recursos próprios
da APM oriundos de festas de sorvete foi apresentada um planilha de despesas
com destaque para os gastos com material pedagógico, suportes para a fixação de
aparelhos de televisão, colocação de adesivo na Sala dos Professores, materiais
diversos para cozinha. A conta de poupança aberta na Caixa Econômica Federal
para movimentação dos recursos próprios apresentava no dia 24 de fevereiro o
saldo de R$ 1.619,79. Após breve deliberação, as contas foram aprovadas. Por
fim, o diretor apresentou o Calendário Escolar do ano 2019 para apreciação dos
membros do Conselho de Escola. Os dias letivos e as atividades programadas
foram analisadas, entre os projetos destacou-se o acréscimo de um sábado letivo
acima do previsto pelo calendário escolar da Secretário Municipal de Educação
destinado à realização da Festa da Primavera e Festa do Sorvete. Neste ano a
Associação de Pais e Mestres realizará duas festas do sorvete com a finalidade
de arrecadar recursos para a escola. Nada mais tendo a tratar, foi lavrada a presente
Ata que depois de lida e aprovada, segue assinada por todos os presentes.
Assis, 26 de fevereiro de 2019.
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