ATA
DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO - 13/03/2018
Aos treze dias do mês de março do ano de
dois mil e dezoito, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com
início às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do
Conselho de Escola do ano de dois mil e dezoito, com a finalidade de tratar da
seguinte pauta: Posse dos membros do Conselho de Escola; Explanação sobre o
Estatuto do Conselho de Escola; Eleição da presidência e da vice-presidência;
Aprovação do Calendário Escolar do ano 2018; Necessidades da escola e de Outros
assuntos de interesse. O diretor da escola José Helio da Silva deu início a
reunião com o agradecimento pela presença de todos. Após breve apresentação dos
representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, o diretor deu
posse aos seguintes membros para o
mandato de um ano: Representantes dos pais e da comunidade local - 1.Enajara
Pedro Lopes – Emillyn BIA; 2.Grazielly Cristina de Souza Luz – Lívia Luz BIIB;
3.Guilherme Roumanos Lopes Dib – Laura BIA; 4.Josiane dos Passos Florentino
Rodrigues – Davi MIC 5.Natalia Villani Cleante – Catarina
BIIC e 6.Priscila Paes Ferreira Coelho – Laura BIA; Representantes dos funcionários
técnico-administrativos - 1. Ana Paula Albino e 2. José Helio da Silva;
Representantes dos professores - 1. Adriana
Messias Bavaresco; 2. Ana Carolina Fulgêncio da Silva; 3. Crislaine Feitosa Sepulveda e 4. Rosane
de Cássia Frungilo Batistela. Após a
posse, o diretor fez uma breve descrição do Estatuto do Conselho de Escola da
EMEI Bambalalão, seus objetivos, competências e composição. Em seguida passou
para a eleição da presidente e vice-presidente, sendo eleitos: Presidente NATALIA
VILLANI CLEANTE, mãe da aluna do Berçário IIC Catarina Cleante Delgado e Vice-Presidente
ENAJARA PEDRO LOPES, mãe da aluna do Berçário IA Emillyn Lopes Moraes. O
diretor deu posse aos membros eleitos. Na sequência apresentou para deliberação
o Calendário Escolar do ano 2018. Foi explicado aos presentes que o calendário
dispõe sobre as atividades letivas programadas para ano, os dias letivos,
férias, recesso escolar, feriados, pontos facultativos, reuniões da Associação
de Pais e Mestres, Conselho Escola. No calendário escolar da escola estão
previstos 201 dias letivos, com início no dia dois de fevereiro e término no
dia catorze de dezembro. O diretor ressaltou a importância do calendário para a
programação da escola e das famílias na organização dos cuidados com a criança
nos dias em que a creche estará fechada, buscar alternativas para esses dias. O
diretor informou que a EMEI Bambalalão será sede de polo no recesso de julho.
Sobre o atendimento de polo, o diretor informou que se trata de um serviço
emergencial para as famílias que não possuem alternativas para deixar a criança
neste período de recesso e descanso das crianças, geralmente voltado para o
atendimento das mães que trabalham fora do lar e não tem com quem deixar a
criança. Neste período o serviço é executado por profissionais desta escola e
de outras também. É garantida a presença de apenas um professor por turma. Duas
escolas municipais atendem em sistema de rodízio. O atendimento no período de
polo é focado no caráter assistencial do Município. Com a inserção da creche no
sistema educacional privilegiou-se a necessidade educacional da criança, as
interações e os benefícios de um acolhimento focado na intencionalidade
pedagógica das atividades de cuidar, educar e brincar. Se antes a creche era
destinada às mães que trabalhavam fora do lar, nos dias atuais a creche passou
a integrar a primeira etapa da educação básica, como direito da criança e dever
do Município. Aos 4 anos a frequência passa a ser obrigatória. Os pais vêm reconhecendo essa necessidade da
escola pelas crianças como se pode verificar na quantidade de crianças
matriculadas nas diferentes etapas da creche. As mães trazem as crianças para a
escola independente de estarem trabalhando. Isso demonstra o reconhecimento da
importância da educação infantil na formação dos indivíduos. Após as
considerações do diretor e dos membros presentes, o Calendário Escolar de 2018 foi
aprovado por unanimidade. Em seguida foi apresentado o quadro de necessidades
da escola (documento anexo) elaborado pelos diversos segmentos da escola nas
reuniões de planejamento realizadas nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018. Os
conselheiros concordaram com as necessidades e ainda acrescentaram a
necessidade de instalação de ar condicionado nas salas de aula, pois segundo o
conselheiro Guilherme Roumanos Lopes, o ar condicionado deixou de ser um
equipamento de luxo para se transformar em real necessidade devido ao calor
intenso dos dias atuais. Os conselheiros reconhecem no ar condicionado um
equipamento de preservação da saúde e prevenção de doenças nas salas de aula.
Além do conforto de um ambiente refrigerado, o ambiente climatizado proporciona
o bem-estar das pessoas, diminui o estresse, mantém o ar limpo e livre da
poluição, combate o crescimento de fungos e alérgenos, reduz sintomas de
coceira, espirros, irritação dos olhos, tornando o ambiente mais saudável,
principalmente para pessoas com problemas respiratórios. A questão das câmeras
da escola não estarem funcionando
Também foi motivo de preocupação de
todos. O diretor informou que existem 34 câmeras instaladas, porém sem funcionamento
por falta de manutenção e aparelhos DVRs. A escola enviou neste mês um
memorando solicitando o funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras.
O diretor que a escola está tomando medidas extras para garantir a segurança
das crianças. A porta central está permanentemente fechada desviando o acesso
de pais e funcionários pela secretaria da escola. A porta de entrada de pais e
alunos é trancada após os intervalos de entrada e saído dos turnos da escola. O
horário de saída do período da tarde foi alterado para as 16h50 com o intuito
de diminuir o período de abertura do portão. Para as vans de transporte escolar
foi fixado o horário de saída da tarde às 16h40. As crianças transportadas
pelas vans passaram a ser entregues na porta da escola para evitar o trânsito
de monitores de vans no interior da escola. Essas medidas também favoreceram a
mobilidade das crianças no corredor da escola, conferindo liberdade, maior
segurança e dispensa da necessidade de andarem em filas rumo ao refeitório ou
às classes. Os conselheiros perguntaram sobre a existem de verbas para a
manutenção da escola. Foi informado que a escola é mantida basicamente pela
Prefeitura que provê as necessidades de maneira geral. A Associação de Pais e
Mestres recebe em torno de R$ 5.000,00 por ano do Ministério da Educação
através do Programa Dinheiro Direto na Escola. Além desse repasse, a APM obtém
recursos por meio de realização de duas festas de sorvete por ano. Os
representantes dos alunos manifestaram preocupação com a distorção de idade nas
classes. Crianças de 2 anos convivendo com crianças de 7 meses de idade na
mesma classe, o perigo de acidentes entre as crianças pela autonomia
diferenciada, colocação de bebês que ainda não andam ao lado de crianças com
autonomia de locomoção. Nas classes de maternal I e maternal II houve o aumento
de crianças dependentes de maiores cuidados dos professores, troca de fraldas,
banhos, sem o aumento correspondente da quantidade de educadores. Entre os
conselheiros, é unanime o entendimento da necessidade de mais educadores nas
classes de berçário. Foi informado que neste houve alteração na data base de
ingresso nas classes para o dia 30 de junho. Com essa mudança houve
praticamente a extinção de classes de berçário I, o aumento da faixa etária das
classes de berçário II, o acesso mais prematuro de crianças em classes de
maternal I e maternal II. Nas classes de maternal houve aumento de crianças que
ainda usam fralda e portanto necessitam de cuidados de higiene dos professores.
As classes de berçário II passaram a receber crianças em diferentes de
habilidades e competências: bebês que se alimentam de papinhas ao lado de
crianças com autonomia para se alimentar; bebês que necessitam de mamadeiras
com crianças que se utilizam de copinhos para ingerir leite. Para os
conselheiros, o problema de falta de educadores poderia ser resolvido com a
mudança na jornada do professor na sala de aula. Atualmente os professores PDIs
(40 horas) deixam as crianças na escola para o intervalo de almoço, situação
que desiquilibra a relação quantidade de crianças por professor. A implantação
de uma jornada menor colocaria professores em dois turnos sem distorcer a
relação adequada dos educadores. Diante do exposto, ficou deliberado entre os
conselheiros o envio de um oficio à Secretaria Municipal de Educação com pedido
de mudança na data-base para 31 de março e implantação de dois turnos de
professores. Nada mais havendo a tratar,
o diretor da escola elogiou o exercício da cidadania dos membros presentes e encerrou a reunião, da qual redigi e lavrei
a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola
e pelos demais membros participantes.
DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES
DAS CLASSES/TURMAS E SETORES DA EMEI BAMBALALÃO/2018
CLASSE
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NECESSIDADES
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BERÇÁRIO I
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Cadeirão de bebê
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Cercado de bebê
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Carrinhos de bebê
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Tapete para banheiro
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Cortina para janela
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Portão para a porta do solário
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Banheira
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Suporte para TV
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Ventilador
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Troca do acabamento do regulador de temperatura de água do
chuveiro
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CLASSE
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NECESSIDADES
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BERÇÁRIO II
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Período de adaptação conforme necessidade da criança
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Aparelho de TV para o Berçário II A/B
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Rádio
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Ventilador na sala do Berçário II C
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Fronhas
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Travesseiro grande
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Arrumar porta de vidro do Berçário II C
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Cadeirão de bebê
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Colocação de portão de madeira para acesso ao solário
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Banheira
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Cortina para a janela
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Mau odor no ralo do banheiro do Berçário II
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CLASSE
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NECESSIDADES
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MATERNAL I
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Trava solta da porta do Maternal I
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Peças de encaixe
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Brinquedos
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Livros
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Tapete de sisal
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Aparelho de TV para o Maternal I C
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Aparelho de DVD para o Maternal I C
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Lençol
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Toalhas
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Travesseiros
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Manutenção das janelas do banheiro do Maternal I A/B
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Manutenção do chuveiro do banheiro do Maternal I A/BC –
água fria
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Manutenção do registro da torneira da sala do Maternal
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CLASSE
|
NECESSIDADES
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MATERNAL II
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Aparelho de TV para o Maternal II E
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Material pedagógico
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Brinquedos pedagógicos
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Rádio para os maternais II c e II A/B
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Substituir espelho quebrado no Maternal II C
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Tapetes emborrachados
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|
Lençol
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Toalha de banho
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Substituição de espelho quebrado no Maternal II a/B
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Ventilador no Maternal
II a/B
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Conserto de janelas e portas no Maternal II A/B
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Recipientes plásticos para o Maternal I A – Maternal I B -
Maternal II A – Maternal II B – Maternal II E
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SETOR
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NECESSIDADES
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ADMINISTRATIVO
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Cadeira giratória
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Impressora
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Transformador
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Computador para a vice-direção
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Poltrona de amamentação
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SETOR
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NECESSIDADES
|
PEDAGÓGICO
|
Cadeira giratória
|
Impressora
|
|
Transformador
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|
Microfone para a contação de história
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Balde de lixo
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|
Computador para a sala dos professores
|
|
Caixa organizadora
|
|
SETOR
|
NECESSIDADES
|
COZINHA
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Toldo para a janela
|
Armário de parede
|
|
Forno de micro-ondas
|
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Talheres pequenos
|
|
Cumbucas
|
|
Panela de pressão
|
SETOR
|
NECESSIDADES
|
LACTÁRIO
|
Toldo para a janela
|
Instalação de ralo nos refeitórios
|
SETOR
|
NECESSIDADES
|
LAVANDERIA
|
Máquina de lavar roupa
|
Professoras levarem os lençóis na lavanderia
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Pedir aos pais trazerem sacolas plásticas para as roupas
higienizadas
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SETOR
|
NECESSIDADES
|
LIMPEZA
|
Vassoura
|
Rodo com cabo longo de alumínio
|
|
Máquina de lavar piso de alta pressão
|
|
Ralo nos refeitórios
|
|
Panos de chão nas salas de aula
|
SETOR
|
NECESSIDADES
|
AUXILIARES DE SALA
|
Luvas para higienização das crianças
|
Toucas de cabelo
|
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Sabonete líquido nos banheiros das crianças
|
|
Sabonete líquido nos refeitórios e nos banheiros
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