terça-feira, 13 de novembro de 2018



ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO - 13/03/2018
Aos treze dias do mês de março do ano de dois mil e dezoito, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com início às dezoito horas e quinze minutos, a primeira reunião ordinária do Conselho de Escola do ano de dois mil e dezoito, com a finalidade de tratar da seguinte pauta: Posse dos membros do Conselho de Escola; Explanação sobre o Estatuto do Conselho de Escola; Eleição da presidência e da vice-presidência; Aprovação do Calendário Escolar do ano 2018; Necessidades da escola e de Outros assuntos de interesse. O diretor da escola José Helio da Silva deu início a reunião com o agradecimento pela presença de todos. Após breve apresentação dos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, o diretor deu posse aos seguintes  membros para o mandato de um ano: Representantes dos pais e da comunidade local - 1.Enajara Pedro Lopes – Emillyn BIA; 2.Grazielly Cristina de Souza Luz – Lívia Luz BIIB; 3.Guilherme Roumanos Lopes Dib – Laura BIA; 4.Josiane dos Passos Florentino Rodrigues – Davi MIC 5.Natalia Villani Cleante – Catarina BIIC e 6.Priscila Paes Ferreira Coelho – Laura BIA; Representantes dos funcionários técnico-administrativos - 1. Ana Paula Albino e 2. José Helio da Silva; Representantes dos professores - 1.         Adriana Messias Bavaresco; 2. Ana Carolina Fulgêncio da Silva; 3. Crislaine Feitosa Sepulveda e 4. Rosane de Cássia Frungilo Batistela.  Após a posse, o diretor fez uma breve descrição do Estatuto do Conselho de Escola da EMEI Bambalalão, seus objetivos, competências e composição. Em seguida passou para a eleição da presidente e vice-presidente, sendo eleitos: Presidente NATALIA VILLANI CLEANTE, mãe da aluna do Berçário IIC Catarina Cleante Delgado e Vice-Presidente ENAJARA PEDRO LOPES, mãe da aluna do Berçário IA Emillyn Lopes Moraes. O diretor deu posse aos membros eleitos. Na sequência apresentou para deliberação o Calendário Escolar do ano 2018. Foi explicado aos presentes que o calendário dispõe sobre as atividades letivas programadas para ano, os dias letivos, férias, recesso escolar, feriados, pontos facultativos, reuniões da Associação de Pais e Mestres, Conselho Escola. No calendário escolar da escola estão previstos 201 dias letivos, com início no dia dois de fevereiro e término no dia catorze de dezembro. O diretor ressaltou a importância do calendário para a programação da escola e das famílias na organização dos cuidados com a criança nos dias em que a creche estará fechada, buscar alternativas para esses dias. O diretor informou que a EMEI Bambalalão será sede de polo no recesso de julho. Sobre o atendimento de polo, o diretor informou que se trata de um serviço emergencial para as famílias que não possuem alternativas para deixar a criança neste período de recesso e descanso das crianças, geralmente voltado para o atendimento das mães que trabalham fora do lar e não tem com quem deixar a criança. Neste período o serviço é executado por profissionais desta escola e de outras também. É garantida a presença de apenas um professor por turma. Duas escolas municipais atendem em sistema de rodízio. O atendimento no período de polo é focado no caráter assistencial do Município. Com a inserção da creche no sistema educacional privilegiou-se a necessidade educacional da criança, as interações e os benefícios de um acolhimento focado na intencionalidade pedagógica das atividades de cuidar, educar e brincar. Se antes a creche era destinada às mães que trabalhavam fora do lar, nos dias atuais a creche passou a integrar a primeira etapa da educação básica, como direito da criança e dever do Município. Aos 4 anos a frequência passa a ser obrigatória.  Os pais vêm reconhecendo essa necessidade da escola pelas crianças como se pode verificar na quantidade de crianças matriculadas nas diferentes etapas da creche. As mães trazem as crianças para a escola independente de estarem trabalhando. Isso demonstra o reconhecimento da importância da educação infantil na formação dos indivíduos. Após as considerações do diretor e dos membros presentes, o Calendário Escolar de 2018 foi aprovado por unanimidade. Em seguida foi apresentado o quadro de necessidades da escola (documento anexo) elaborado pelos diversos segmentos da escola nas reuniões de planejamento realizadas nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018. Os conselheiros concordaram com as necessidades e ainda acrescentaram a necessidade de instalação de ar condicionado nas salas de aula, pois segundo o conselheiro Guilherme Roumanos Lopes, o ar condicionado deixou de ser um equipamento de luxo para se transformar em real necessidade devido ao calor intenso dos dias atuais. Os conselheiros reconhecem no ar condicionado um equipamento de preservação da saúde e prevenção de doenças nas salas de aula. Além do conforto de um ambiente refrigerado, o ambiente climatizado proporciona o bem-estar das pessoas, diminui o estresse, mantém o ar limpo e livre da poluição, combate o crescimento de fungos e alérgenos, reduz sintomas de coceira, espirros, irritação dos olhos, tornando o ambiente mais saudável, principalmente para pessoas com problemas respiratórios. A questão das câmeras da escola não estarem funcionando
Também foi motivo de preocupação de todos. O diretor informou que existem 34 câmeras instaladas, porém sem funcionamento por falta de manutenção e aparelhos DVRs. A escola enviou neste mês um memorando solicitando o funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras. O diretor que a escola está tomando medidas extras para garantir a segurança das crianças. A porta central está permanentemente fechada desviando o acesso de pais e funcionários pela secretaria da escola. A porta de entrada de pais e alunos é trancada após os intervalos de entrada e saído dos turnos da escola. O horário de saída do período da tarde foi alterado para as 16h50 com o intuito de diminuir o período de abertura do portão. Para as vans de transporte escolar foi fixado o horário de saída da tarde às 16h40. As crianças transportadas pelas vans passaram a ser entregues na porta da escola para evitar o trânsito de monitores de vans no interior da escola. Essas medidas também favoreceram a mobilidade das crianças no corredor da escola, conferindo liberdade, maior segurança e dispensa da necessidade de andarem em filas rumo ao refeitório ou às classes. Os conselheiros perguntaram sobre a existem de verbas para a manutenção da escola. Foi informado que a escola é mantida basicamente pela Prefeitura que provê as necessidades de maneira geral. A Associação de Pais e Mestres recebe em torno de R$ 5.000,00 por ano do Ministério da Educação através do Programa Dinheiro Direto na Escola. Além desse repasse, a APM obtém recursos por meio de realização de duas festas de sorvete por ano. Os representantes dos alunos manifestaram preocupação com a distorção de idade nas classes. Crianças de 2 anos convivendo com crianças de 7 meses de idade na mesma classe, o perigo de acidentes entre as crianças pela autonomia diferenciada, colocação de bebês que ainda não andam ao lado de crianças com autonomia de locomoção. Nas classes de maternal I e maternal II houve o aumento de crianças dependentes de maiores cuidados dos professores, troca de fraldas, banhos, sem o aumento correspondente da quantidade de educadores. Entre os conselheiros, é unanime o entendimento da necessidade de mais educadores nas classes de berçário. Foi informado que neste houve alteração na data base de ingresso nas classes para o dia 30 de junho. Com essa mudança houve praticamente a extinção de classes de berçário I, o aumento da faixa etária das classes de berçário II, o acesso mais prematuro de crianças em classes de maternal I e maternal II. Nas classes de maternal houve aumento de crianças que ainda usam fralda e portanto necessitam de cuidados de higiene dos professores. As classes de berçário II passaram a receber crianças em diferentes de habilidades e competências: bebês que se alimentam de papinhas ao lado de crianças com autonomia para se alimentar; bebês que necessitam de mamadeiras com crianças que se utilizam de copinhos para ingerir leite. Para os conselheiros, o problema de falta de educadores poderia ser resolvido com a mudança na jornada do professor na sala de aula. Atualmente os professores PDIs (40 horas) deixam as crianças na escola para o intervalo de almoço, situação que desiquilibra a relação quantidade de crianças por professor. A implantação de uma jornada menor colocaria professores em dois turnos sem distorcer a relação adequada dos educadores. Diante do exposto, ficou deliberado entre os conselheiros o envio de um oficio à Secretaria Municipal de Educação com pedido de mudança na data-base para 31 de março e implantação de dois turnos de professores.  Nada mais havendo a tratar, o diretor da escola elogiou o exercício da cidadania dos membros presentes  e encerrou a reunião, da qual redigi e lavrei a presente ata que vai assinada por mim, José Helio da Silva, diretor da escola e pelos demais membros participantes.

DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DAS CLASSES/TURMAS E SETORES DA EMEI BAMBALALÃO/2018
CLASSE
NECESSIDADES
BERÇÁRIO I
Cadeirão de bebê

Cercado de bebê

Carrinhos de bebê

Tapete para banheiro

Cortina para janela

Portão para a porta do solário

Banheira

Suporte para TV

Ventilador

Troca do acabamento do regulador de temperatura de água do chuveiro

CLASSE
NECESSIDADES
BERÇÁRIO II
Período de adaptação conforme necessidade da criança

Aparelho de TV para o Berçário II A/B

Rádio

Ventilador na sala do Berçário II C

Fronhas

Travesseiro grande

Arrumar porta de vidro do Berçário II C

Cadeirão de bebê

Colocação de portão de madeira para acesso ao solário

Banheira

Cortina para a janela

Mau odor no ralo do banheiro do Berçário II

CLASSE
NECESSIDADES
MATERNAL I
Trava solta da porta do Maternal I

Peças de encaixe

Brinquedos

Livros

Tapete de sisal

Aparelho de TV para o Maternal I C

Aparelho de DVD para o Maternal I C

Lençol

Toalhas

Travesseiros

Manutenção das janelas do banheiro do Maternal I A/B

Manutenção do chuveiro do banheiro do Maternal I A/BC – água fria

Manutenção do registro da torneira da sala do Maternal

CLASSE
NECESSIDADES
MATERNAL II
Aparelho de TV para o Maternal II E

Material pedagógico

Brinquedos pedagógicos

Rádio para os maternais II c e II A/B

Substituir espelho quebrado no Maternal II C

Tapetes emborrachados

Lençol

Toalha de banho

Substituição de espelho quebrado no Maternal  II a/B

Ventilador no Maternal  II a/B

Conserto de janelas e portas no Maternal II A/B

Recipientes plásticos para o Maternal I A – Maternal I B - Maternal II A – Maternal II B – Maternal II E

SETOR
NECESSIDADES
ADMINISTRATIVO
Cadeira giratória

Impressora

Transformador

Computador para a vice-direção

Poltrona de amamentação

SETOR
NECESSIDADES
PEDAGÓGICO
Cadeira giratória

Impressora

Transformador

Microfone para a contação de história

Balde de lixo

Computador para a sala dos professores

Caixa organizadora
SETOR
NECESSIDADES
COZINHA
Toldo para a janela

Armário de parede

Forno de micro-ondas

Talheres pequenos

Cumbucas

Panela de pressão

SETOR
NECESSIDADES
LACTÁRIO
Toldo para a janela

Instalação de ralo nos refeitórios

SETOR
NECESSIDADES
LAVANDERIA 
Máquina de lavar roupa

Professoras levarem os lençóis na lavanderia

Pedir aos pais trazerem sacolas plásticas para as roupas higienizadas

SETOR
NECESSIDADES
LIMPEZA
Vassoura

Rodo com cabo longo de alumínio

Máquina de lavar piso de alta pressão

Ralo nos refeitórios

Panos de chão nas salas de aula


SETOR
NECESSIDADES
AUXILIARES DE SALA
Luvas para higienização das crianças

Toucas de cabelo

Sabonete líquido nos banheiros das crianças

Sabonete líquido nos refeitórios e nos banheiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário