ATA
DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ESCOLA DA EMEI BAMBALALÃO – 08/05/2018
Aos oito dias do mês de maio do ano de
dois mil e dezoito, realizou-se na sala da direção da EMEI Bambalalão, com
início às dezoito horas e quinze minutos, a segunda reunião ordinária do
Conselho de Escola do ano de dois mil e dezoito, com a finalidade de tratar da
seguinte pauta: - Aprovação da ata da 1ª Reunião do Conselho de Escola
realizada no dia 13 de março de 2018;
-
Aprovação da reforma do Estatuto do Conselho de Escola; - Criação do grupo de
trabalho para a instalação do PDE Interativo – membros e coordenador; - Faixa
etária de ingresso nas salas do berçário II; - Câmeras da escola; - Problemas
de infiltração de águas pluviais; - Resultado da festa do sorvete; - Aplicação
de recursos da festa do sorvete; - Outros assuntos de interesse. Estiveram
presentes os seguintes conselheiros: Adriana Messias Bavaresco (professores);
Ana Carolina Fulgêncio da Silva (professores); Ana Paula Albino
(administrativo); Crislaine Feitosa Sepulveda (professores); Enajara Pedro
Lopes (pais); Grazielly Cristina de Souza Luz (pais); Guilherme Roumanos Lopes
Dib (pais); José Helio da Silva (diretor da Escola); Josiane dos Passos
Florentino Rodrigues (pais) Natália Villani Cleante (pais); Priscila Paes
Ferreira Coelho (pais); Rosane de Cássia Frungilo Batistela (professores) e
Vanessa Jordão Plazo (vice-diretora da escola). O diretor declarou aberta a
reunião e colocou em votação a Ata da 1ª reunião ordinária realizada no dia treze
de março de ano dois mil e dezoito. A ata foi aprovada por unanimidade sem
emendas ou ressalvas. Em seguida o diretor colocou aos presentes a necessidade
de reformar o Estatuto do Conselho de Escola em função da mudança de endereço
da escola e da periodicidade das reuniões que passaram a ser bimestrais. O novo
Estatuto foi aprovado por unanimidade. A vice-diretora Vanessa Jordão Plazo fez
uma explanação sobre o programa PDDE interativo. O programa tem a finalidade de
auxiliar a gestão da escola através do planejamento participativo. As escolas
priorizadas pelo programa recebem recursos do Ministério da Educação destinados
ao apoio na execução do seu planejamento. Por meio do PDDE interativo a escola
pode ser contemplada com recursos. O programa é operacionalizado em plataforma
online (PDDE interativo) com as informações da escola em diversos formulários
sequenciais. Vanessa informou da necessidade de formação do Grupo de Trabalho e
da nomeação de um coordenador para a instalação do PDDE interativo. O grupo
ficou constituído da seguinte forma: 1. Ana Carolina Fulgêncio da Silva; 2.Ana
Paula Albino; 3. Rosane de Cássia Frungilo Batistela; e Vanessa Jordão Plazo.
Coordenadora: Ana Paula Albino. O diretor informou que esteve em reunião com a
Secretária da Educação para discutir o problema do da idade de ingresso nas
etapas da educação, a data de corte etário no dia trinta de junho; a questão da
convivência entre crianças em diferentes fases de desenvolvimento no berçário
II, e a colocação de crianças muito pequenas que ainda não possuem habilidades
para se locomoverem ao lado de outras com mobilidade e autonomia de locomoção,
os problemas advindos dessa convivência, a probabilidade de incidência de
acidentes entre as crianças em função dessa autonomia diferenciada, a questão
da criança querer tocar em outra que ainda anda, o que pode resultar em
consequências para a integridade física das crianças, além da exigência de
maior atenção dos professores para coibir esses movimentos, considerando que a
relação quantidade de crianças por professor não atende a fatores recomendados
durante o expediente completo de atendimento. O diretor solicitou a mudança da
data de corte etário para o dia 31 de março, pelo menos nas turmas da creche,
para corrigir a distorção apresentada. A Secretária da Educação acolheu as
preocupações do diretor e dos membros do conselho, firmando compromisso de
estudar uma alternativa para os problemas apresentados. Sendo assim, os
conselheiros aguardarão uma alternativa a ser apresentada pela Secretaria da
Educação. No tocante às câmeras da escola, o diretor informou que foi instalado
um aparelho dvr, porém somente algumas câmeras funcionaram. Segundo informação
de dois técnicos da SME, os cabos estão com problemas, precisam ser testados
individualmente, o mesmo procedimento deve ser feito com as câmeras. Conforme
informaram estão aguardando a vistoria técnica de um engenheiro contratado pela
SME para posteriormente abrirem um processo licitatório para a instalação do
sistema na escola. O diretor informou que as trinta e quatro câmeras
funcionavam até um ano atrás quando começaram a apresentar problemas nos dvrs e
nos sinais. Os conselheiros consideram a falta de câmeras em operação na escola
uma situação grave que demanda preocupação e urgência na solução. Como se trata
de uma creche que presta um serviço sensível, o monitoramento por câmeras é
fundamental para a garantia de condições de supervisão dos serviços, além de ser
também um fator de segurança patrimonial. Diante das considerações, os
conselheiros solicitaram prioridade para a instalação do sistema de câmeras.
Ficou então acertado que a escola faria novamente um pedido para salientar a
necessidade de operacionalização urgente das câmeras. Outra questão discutida
entre os conselheiros foi o problema de infiltração de água pluvial pelo teto
do prédio. A escola possui pelo menos três pontos de infiltração graves e
crônicos: 1. Entrada de alunos; 2. Corredor entre os prédios dois e três e 3.
Vestiário do prédio um. Segundo o diretor, a escola solicitando a correção do
problema por meio de memorandos, porém ainda não obteve uma resposta da
Secretaria Municipal de Educação. A escola recebeu representantes da Construtora,
engenheira e funcionário da SME no ano passado. A construtora responsável pelo
prédio fez algumas correções nas calhas, reparou o teto de algumas partes do
prédio, porém o problema não foi sanado. O projeto de águas pluviais da escola
foi requisitado pela engenheira da SME, um funcionário da secretaria esteve na
escola para verificar a dimensão das calhas. Segundo o diretor, há suspeitas de
que existe falha na execução do projeto. A escola fez uma nova solicitação no
dia 2 de março de 2018 através do Memorando nº. 14/2018-EB, porém até o momento
não obteve resposta. Considerando a gravidade do problema, o risco para as
crianças e funcionários, os conselheiros deliberam pela necessidade de envio de
uma nova solicitação para correção do problema. Após a discussão das questões
de estrutura predial, o diretor apresentou o resultado financeiro da festa do
sorvete. Conforme demonstrativo do resultado financeiro da festa do sorvete
realizada no dia quatorze de abril de dois mil e dezoito foram vendidos dois
mil quinhentos e vinte e seis sorvete que resultaram na arrecadação de R$
6.315,00. Com o pagamento de R$ 2.813,75 para o fornecedor, o resultado líquido
ou lucro foi de R$ 3.501,25. Foram vendidos também 150 picolés que descontados
R$75,00 do fornecedor resultaram no lucro líquido de R$ 75,00. Para o diretor a
festa foi um sucesso, cumpriu a sua finalidade de arrecadar recursos para a
escola e acolher as famílias na escola em um dia diferenciado de atividades
lúdicas e recreativas. No tocante a aplicação do resultado financeiro da festa,
os conselheiros deliberaram pela aquisição de um aparelho de ar condicionado
para a classe vencedora na venda proporcional de sorvetes. A classe vencedora
foi o berçário I. O restante do recurso será aplicado em despesas correntes
eventuais da escola, aquisição de brinquedos, materiais diversos, de acordo com
o plano de aplicação de recursos elaborado a partir das necessidades
diagnosticadas no início do ano letivo. Concluída a pauta, o diretor manifestou
a sua satisfação com a equipe de gestores, professores e demais colaboradores
que estão desempenhando o seu serviço com satisfação, felizes, sem ocorrências
importantes de acidentes, de forma tranquila e de acordo com os objetivos da
escola. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada e lavrada por mim,
José Helio da Silva, para o conhecimento e ampla divulgação.
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